Nova van elétrica JAC iEV750 VIP

jac iEV750 Vip

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A primeira van elétrica de passageiros do Brasil foi apresentada pela JAC Motors. Eu estou falando do modelo iEV750 Vip, que é exatamente o mesmo veículo de carga da marca, o iEV750, mas transformado pela Alpha 6. Muitas características chamam a atenção neste protótipo que foi apresentado e já podemos adiantar spoilers da versão que será comercializada.

De acordo com a SHC, grupo que representa a marca JAC no Brasil, foram os seus clientes que pediram a versão de passageiros diante do lançamento do furgão de carga. Para tanto, a solução encontrada foi, justamente, adaptar a versão de carga para passageiros na Alpha 6, uma transformadora homologada pela marca.

Por isso, algumas características saltam aos olhos, como o embarque e desembarque dos passageiros pela porta dianteira do passageiro, pois não há uma porta lateral deslizante como em outras vans de passageiros do mercado. Para facilitar, o banco do passageiro ao lado da porta foi removido. Para abrir e fechar a porta, o motorista precisa destrancar no pino e acionar os botões de abertura ou fechamento automático de forma bastante prática, sendo que o grau dessa abertura é controlada pelo próprio condutor.

A nova JAC iEV750 VIP será comercializada em versão padrão de 13+1. Todavia, se o cliente desejar, o projeto pode ser totalmente customizado com diferentes graus e tipos de acabamento para proporcionar mais conforto aos passageiros, bem como itens e sistemas de comodidade como bagageiro, entradas USB, porta-copos, rede nos bancos para guardar coisas, entre outras possibilidades.

Para justificar a compra de um veículo tão caro quanto um elétrico, a marca precisa apresentar um bom TCO ou, simplesmente, trabalhar com clientes que precisam e vão comprar esses modelos custe o que custar por questão de imagem e de compromissos formais com praticas sustentáveis. Diante disso, a JAC argumenta que, na ponta do lápis, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). Como o modelo da JAC percorre até 235 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,23 por km rodado. Como o preço do óleo diesel segue disparando rumo ao infinito e além, R$ 5,20, em média, atualmente. Como as vans costumam fazer 7 km/l de diesel, isso gera um custo por km rodado de R$ 0,74, o que representa mais de três vezes se comparado com a van 100% elétrica da JAC. Ou seja, quanto mais o veículo elétrico rodar, mais cedo ele se paga. Soma-se a isso, a forma mais eficiente de condução do motorista.

Além disso, veículos eletricos não possuem câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, aditivos, correias etc, o que reduz, significativamente, as despesas e a incidência de manutenção.

Equipada com bateria de 92 kWh de capacidade máxima, a iEV 750 Vip atinge 235 km de autonomia, mesmo com carga total de 1,5 tonelada. O motor elétrico desenvolve 163 cv de potência, com 750 Nm de torque máximo disponível imediatamente, sendo uma das principais características de um veículo elétrico.

Particularmente, sinto falta de alguns sistemas semiautônomos de segurança ativa, como um simples Hill Hold, que ajuda a segurar o veículo por alguns segundos numa rampa, por exemplo.

As soluções da Alpha 6 ainda incluem um estribo automático para ajudar os passageiros no embarque e desembarque, sendo um sistema muito parecido com o que vimos na nova Ford Transit. Cada ocupante possui ventilação individual, que pode ser facilmente ajustada. Foi instalado um novo climatizador independente do que já vem no veículo. O modelo deve vir acompanhado de computador de bordo com câmera de ré e sistemas de entretenimento.

Como qualquer veículo elétrico, a nova van JAC iEV750 Vip custa o equivalente a um rim e sai por R$ 419.900, acrescido de R$ 60.000 da transformação padrão, o que representa um custo total de, pelo menos, R$ 479.900.

O projeto da van elétrica da JAC Motors no Brasil adota uma plataforma que foi desenvolvida há cerca de dez anos em parceria com a Hyundai para o mercado chinês.

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