Iveco S-Way TurboStar Special Edition

S-WAY TurboStar Special Edition

Canal MTED no YouTube

A Iveco apresentou o modelo S-WAY TurboStar Special Edition durante o Grande Prêmio da Itália do Campeonato Europeu de Corridas de Caminhões (ETRC) 2021 da FIA, que aconteceu em final de semana de outubro.

A edição especial é uma auto-homenagem ao modelo TurboStar, que foi um dos caminhões mais icônicos da história da montadora e teve mais de 50.000 unidades vendidas na década de 1980. O modelo vinha equipado com um motor V8 de 420 cv e foi um dos primeiros caminhões a correr nas 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais provas automobilísticas do mundo que acontece na França.

O Iveco S-WAY TurboStar Special Edition está equipado com um motor Cursor 13 de 570 cv e caixa de câmbio automatizada HI-TRONIX de 12 marchas. Seu chassi foi completamente redesenhado para ficar mais robusto. O estilo retrô foi reinterpretado e modernizado através das cores vermelho TurboStar de dois tons e cinza metálico. Ao longo da cabina, as cores clássicas da marca naquela época – amarelo, vermelho e azul – foram utilizadas e adaptadas ao formato do caminhão.

O S-Way TurboStar vem com barras cromadas nas partes traseiras da cabine e abaixo da parte inferior da carroceria na lateral, bem como aros das rodas cromados e maçanetas das portas. A grade da janela traseira, que foi projetada especificamente para fornecer mais luz dentro do TurboStar, foi recriada na parede lateral da cabine. Conta ainda com efeitos metálicos na grade frontal e nos espelhos retrovisores, barra de proteção nos para-choques e outra no teto com luzes adicionais.

Internamente, o S-Way TurboStar possui assentos estofados em veludo, sendo o mesmo material usado no TurboStar original; as cores vermelho, branco e cinza dominam a cabine, que também conta com a logotipia original da época.

A título de curiosidade, o Iveco TurboStar teve os seus primeiros protótipos liberados para testes em 1982 na, Alemanha, na Finlândia e, também, na Itália. O modelo foi lançado como sucessor da série Iveco Turbo em 1984 e era usado para o transporte de longa distância. A grade de plástico cinza sobre a janela lateral traseira da cabine e os dois defletores laterais aerodinâmicos também foram características daquele TurboStar. Após o lançamento oficial, as três faixas decorativas foram adicionadas ao design.

A primeira linha TurboStar incluía um modelo de “seis cilindros” (o “190.33”, sendo substituído pelo 190.36 mais tarde) e um “V8” (“190.42”). No final dos anos oitenta, foi lançado o TurboStar “190.48”. Em 1992, a Iveco apresentou “190.48 Special HP”.

×
×

Carrinho