Librelato Evolut: nova geração de implementos

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A Librelato lançou a sua nova geração de produtos, intitulada Evolut, que remete a “evolução”. Os novos implementos substituem as linhas Tradicional e Ultra Leve, já que possuem nova padronização, melhor modularidade, bem como a adoção de novos materiais que permitem a comercialização de um equipamento coerente com a aplicação do cliente, podendo ser mais ou menos resistente.

Pensando em apresentar alguma novidade para a Fenatran 2022, a Librelato já confirmou o início das vendas do sistema de EBS de Frenagem, que será obrigatório para todas as novas carretas a partir de 2025. Num primeiro momento, será opcional. Isso fará parte do ciclo de investimentos da ordem de R$ 198 para os próximos três anos, sendo que a maior parte será aplicada na modernização da fábrica de Criciúma (SC) para indústria 4.0.

A nova geração Evolut vem com cinco linhas de implementos, sendo que a de graneleiros vem com eixos mais largos do tipo bitola larga, com distância entre apoio das molas 100mm maior do que na versão anterior da linha. Esta medida já era utilizada em outras famílias de produtos como basculante e tanque, e agora passa a incorporar todos os implementos que possuem chassi no conceito de plataforma, incluindo furgão alumínio e furgão lonado. Segundo a fabricante, há um ganho de, aproximadamente, 5% em estabilidade ao implemento, proporcionando mais segurança e estabilidade.

Se trata de um implemento construído com a tecnologia PRÓ-NIO, em que o aço utilizado na fabricação contém o Nióbio em sua composição, tornando a liga mais resistente e mais leve em relação aos aços comuns.

Os graneleiros Evolut possuem módulos parafusados, que entrega maior agilidade na montagem e produção e permite a modularização, de acordo com a necessidade do cliente. Com componentes parafusados como, por exemplo, engate tipo “G” nos perfis laterais, porta estepe, para-choque, protetor lateral, reservatórios de ar, e demais acessórios, a instalação e a manutenção do implemento ficam mais fáceis.

Outra novidade na geração Evolut é a nova linha de Basculantes, que apresenta redução de tara em 400 kg ao novo modelo de rodotrem. Somado ao seu projeto aerodinâmico, o conjunto pode chegar a uma redução no consumo de combustível de até 2% comparado ao modelo tradicional.

Permite a sua customização do revestimento da caixa de carga com a utilização de diferentes espessuras e tipos de aço, como: aços estruturais, de alta resistência, de ultra resistência ou até materiais com propriedades anticorrosivas. Assim, os basculantes podem atender aos segmentos agrícola, construção civil e mineração, entre outras possibilidades.

O novo basculante foi desenvolvido sob o conceito de design da linha Premium, com adição de colunas estruturais, viabilizando a padronização do design e a utilização de diversos tipos e espessuras de aço para o revestimento da caixa de carga.

Aqui, precisamos falar do Dolly Modular Rebaixado, que permite a abertura completa da tampa traseira durante o basculamento, sem que seja necessário desacoplar o conjunto. O novo cambão rebaixado também permite o giro de 90 graus do Dolly em relação ao conjunto dianteiro, possibilitando mais uma opção de descarga sem desacoplar.

A Librelato também apresentou o novo semirreboque Tanque EVOLUT com redução do peso em 470 quilos na comparação com as suas versões anteriores. Com capacidade de 32 mil litros, a solução permite o transporte de dois mil litros a mais de gasolina e etanol e 600 litros de diesel em relação aos seus concorrentes e ao modelo atual. Assim, o ganho em capacidade de carga varia entre 7% a 10%, dependendo do modelo de tanque e da quantidade de compartimentos.

O aumento da carga líquida acontece devido ao novo formato das calotas, quebra-ondas e do corpo do tanque, mantendo a mesma resistência e durabilidade, porém mais leve e versátil. Possui chassi modular que permite a instalação de itens opcionais. A vantagem de equipamentos com uniões parafusadas em relação às versões soldadas está na eliminação de riscos e redução de custos durante possíveis manutenções. Vem equipado com um novo protetor lateral com uma articulação simplificada, que permite acesso mais rápido e ágil às tubulações do Tanque, diminuindo o tempo de operação de carga e descarga para o cliente.

A implementadora também apresentou novidades nas linhas de furgões, sendo que a primeira se chama linha de Furgões Alumínio Evolut e é formada pelos modelos Semirreboque Furgão Alumínio 03 eixos e Bitrem Furgão Alumínio 06 eixos para aplicação no transporte de caixas, sacarias, fardos, embalagens, eletroeletrônicos, pneus, alimentos e produtos paletizados em geral.

Os implementos foram desenvolvidos com eixos bitola larga e possuem distância entre apoio das molas 100mm maior do que sua versão anterior.

Assim como o furgão Lonado, a Librelato optou por um assoalho remodelado para maior resistência com menor peso, ideal para o tráfego de empilhadeiras e paleteiras. O implemento ficou 200 quilos mais leve, permitindo maior carga líquida em relação à versão anterior. O novo conceito de quadro modularizado e parafusado ao chassi, oferece maior segurança e robustez, garantindo perfeito alinhamento e vedação nas portas traseiras.

O frontal com design único construído com fechamentos de chapa de alumínio tem a sua resistência garantida pela estrutura de colunas construída em aço. O implemento pode ser configurado com rodas de alumínio, suspensão pneumática, sistema elétrico padrão Mercosul, porta traseira “Roll Up”, tipo de revestimento interno, altura da caixa de carga, entrada de ar fixada no frontal e/ou laterais do implemento para melhorar a ventilação interna; as colunas e ripamento em chapa de aço galvanizado ou alumínio visam mais resistência e leveza, entre outras opções.

Por fim, a geração de furgões lonados Evolut inclui as novas versões semirreboque lonado de três eixos juntos e distanciados, assim como rodotrem e bitrem lonado de 6 eixos. Esses implementos são usados no transporte de produtos industrializados e paletizados em geral, como caixas, sacarias, paletes, fardos, embalagens, eletroeletrônicos, pneus, alimentos e outros tipos de cargas. Pode ser carregamento/descarregamento por toda extensão lateral, além de possuir portas traseiras para operações em docas.

Foram reduzidos 200 quilos no peso da estrutura, permitindo maior capacidade de carga. Merece destaque a nova catraca de esticamento da lona, de fácil manuseio e alta resistência. Também foi adotado o padrão de eixos com bitola larga para maior estabilidade e segurança.

O sistema de amarração de carga possui redes e cintas suspensas que dispensam a necessidade de o motorista arremessar as cintas ou então subir no implemento para realizar a amarração. A trama 12 x 14 nas laterais e no teto oferecem mais resistência.

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