Wilson Sons inicia operação do novo rebocador mais sustentável no Porto do Açu

Rosalvo

WS Rosalvo é a 3ª embarcação construída, no estaleiro da empresa, capaz de reduzir em até 14% a emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, iniciou as operações do seu novo rebocador, o WS Rosalvo, com tecnologia mais sustentável, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Evento realizado no porto do Norte Fluminense marcou o início das operações da terceira de uma série de seis novas embarcações mais sustentáveis, construídas nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos, o maior da América Latina.

O novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Os rebocadores são os primeiros, no Brasil, com o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Esse padrão é exigido somente para áreas de controle de emissão, como é o caso de algumas regiões da América do Norte e Europa, e foi voluntariamente adotado pela Wilson Sons.

O WS Rosalvo, da classe RSD 2513, tem notação escort tug e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, com vazão de 2.400m³ de água por hora. Seu design é da Damen Shipyards e possui 24 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura). A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull (tração exercida no cabo de manobra) é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador o mais potente e sustentável em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus e do WS Orion.

O WS Rosalvo possui as mesmas características do WS Centaurus e do WS Orion, e passa a integrar a frota de 81 rebocadores da companhia, a maior do País. Os dois primeiros novos rebocadores, que entraram em operação, em julho e em outubro do ano passado, respectivamente, já realizaram, no total, cerca de 650 manobras. Com a entrega do WS Rosalvo, a Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro o BNDES.

A parceria entre a Wilson Sons e o Porto do Açu, reforçada com o início das operações do WS Rosalvo, também reflete o ambiente de colaboração operacional entre as empresas, iniciada em 2016, além da criação em 2022 do Cubo Maritime & Port, o primeiro hub de inovação dedicado a soluções portuárias e de transporte aquaviário da América Latina. O hub é uma parceria da Wilson Sons com Cubo Itaú, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil e Radix, para proporcionar a integração entre as diversas pontas do ecossistema e acelerar a inovação no setor marítimo-portuário latino-americano.

×
×

Carrinho