Mercedes-Benz e Grunner ampliam uso de máquinas inteligentes

Gruner

Depois do sucesso da tecnologia autônoma da Grunner em aplicações na indústria da cana com a plataforma do Axor 3131, parceiros apresentam opção com protótipo do Arocs 4851 10×4 para uso na distribuição de sólidos

A consagrada linha de máquinas inteligentes Axor, da Mercedes-Benz e da Grunner, que atinge mais de 1.000 unidades em operação no Brasil ainda este ano, principalmente no transbordo da colheita da cana, abre as portas para uma solução desenvolvida sobre um Arocs 4851 10×4, com capacidade para transportar até 30 toneladas.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, diz: “É um prazer ressaltar no evento a nossa parceria de cinco anos com a Grunner, empresa de tecnologia referência para o campo”. A Mercedes-Benz e a Grunner levaram para a Agrishow modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos).

No estande da Grunner na Agrishow, além de alguns modelos do seu atual portfólio com a plataforma do Axor para o segmento canavieiro, a empresa apresentou o protótipo de uma robusta solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado do agronegócio. Trata-se de uma nova versão do ADS, que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs. No evento, estava exposto um conceito na versão Arocs 4851 10×4.

Essa nova máquina inteligente chegará ao mercado unindo rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade e é a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas. O novo ADS é utilizado na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados.

O desenvolvimento da nova máquina agrícola envolveu dois anos de incursões realizadas pela Grunner na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo. “Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explica Denis Arroyo, CEO da Grunner.

“Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, completa Arroyo.

O Axor 3131 com direção autônoma, que opera juntamente com as colhedoras no campo, vem fazendo grande sucesso no Estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, como também em outros estados.

“Em comparação com os tratores, o uso do Axor 3131 com direção autônoma na colheita de cana assegura 40% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção”, ressalta Roberto Leoncini. “Além disso, o Axor 3131 tem uma velocidade de deslocamento 50% maior, além de maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível”.

Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, o Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Lançado há mais de três anos, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.

O Axor 3131 com direção autônoma para transbordo de cana tem uma das maiores capacidades de carga líquida do mercado brasileiro, chegando a até 20 toneladas de cana picada. Essa máquina inteligente também se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.

O veículo atua com extrema precisão de direção, lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, lançando a cana picada diretamente na carroçaria. A velocidade média dos veículos gira em torno de 2 km/h na área da colheita.

Quando termina o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para fazer o transbordo aos treminhões dentro da fazenda, ou seja, o descarregamento da carga nas carretas de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana para as usinas de açúcar e etanol. A utilização do Axor 3131, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional. O operador monitora, a todo momento, a operação de dentro da cabina e assume o comando após o carregamento, a fim de realizar o transbordo.

Com a alta precisão de centímetros do georreferenciamento, o Axor 3131 só circula por onde o sistema indica, aumentando assim a produtividade da operação. Com uma bitola maior, de até 3 metros, ele opera sem pisar nas linhas de plantio, preservando os brotos das futuras plantas. Essa solução atende aos principais tipos de espaçamentos de plantio na colheita da cana no Brasil.

 

 

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