Foton traz seus elétricos na Argentina e Brasil

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Ofensiva da marca em veículos elétricos também visa o México

Após o anúncio da Stellantis, confirmando um investimento milionário no cobre argentino para a fabricação de seus veículos elétricos, outra notícia interessante surge no caminho da eletromobilidade na Argentina, que já vendeu mais de 7 mil veículos elétricos. A Foton apresentou o “eAumark”, um caminhão 100% eletrificado de 6 toneladas que já está disponível no mercado argentino e cujas primeiras unidades acabam de desembarcar no Brasil.

O veículo é equipado com as baterias de fosfato de ferro de lítio CATL de última geração, que garantem uma autonomia entre 200 e 250 km. A potência de carga rápida (com corrente contínua) é de 80kW e leva cerca de seis horas (até 80%) e a carga básica (com corrente alternada) é de 11kW e leva oito horas (100%).

De acordo com as especificações divulgadas pela Foton, o motor elétrico é de 115 kW (cerca de 155 cv) e 300 Nm. Ele é capaz de entregar uma velocidade máxima de 80 km/h e mede 5,96 metros de comprimento, 2,06 metros de largura, 2,26 metros de altura e 3,36 metros de entreeixos. Tem peso bruto de seis toneladas e pode transportar 3.575 quilos de carga.

O equipamento inclui diversas novidades, como controle de estabilidade, frenagem autônoma, alerta de colisão e mudança de faixa e som de aproximação, devido ao seu status elétrico. Na Argentina, o  veículo é comercializado pelo Grupo Iraola (por meio de sua divisão de veículos comerciais CNV Motors) e já está à venda. No caso  brasileiro, a rede Abrafoton vai responder pela oferta.

Este é o primeiro caminhão 100% elétrico de sua categoria na Argentina. Ele vem equipado de série com dispositivos de segurança que poucos veículos chineses oferecem no país, como alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência. O sistema de frenagem antibloqueio é um dispositivo que varia a força de frenagem para evitar que os pneus escorregem no chão durante o processo de frenagem.

Possui controle eletrônico de estabilidade, também conhecido como ESP, sistema de segurança ativa que atua quando um limite crítico de aderência é atingido. O sistema ajuda o motorista a controlar o veículo, freando as rodas individualmente e ajustando a potência do motor. Além disso, o Foton eAumark possui uma plataforma que alerta o motorista em situações em que há risco de colisão com outros veículos à frente. Segundo a Foton, o veículo tem garantia de três anos ou 100 mil quilômetros.

E mostrando sua seriedade no mercado de veículos elétricos, a fabricante chinesa de caminhões planeja uma fábrica mexicana para caminhões com motores a combustão(ICE) e elétricos. A fábrica mexicana da Beiqi Foton Motor Co permitirá que ela aproveite o Acordo Estados Unidos-México-Canadá.

A Foton pretende estabelecer uma segunda fábrica no México e exportar esses veículos para os Estados Unidos, para atender à crescente demanda por caminhões elétricos. Um novo relatório afirma que a instalação estará operacional em 2025. A decisão de estabelecer uma base de produção no México é um movimento calculado da empresa chinesa.

Além disso, essa nova fábrica no México ajudará a evitar algumas das longas cadeias de suprimentos, garantindo que a produção seja colocada perto dos clientes dos EUA. O local para a fábrica ainda não foi escolhido, mas provavelmente será no estado de Jalisco ou Aguascalientes, mediante um investimento de mais de US$ 1 bilhão da Foton.

A fabricante chinesa de caminhões não apenas está procurando expandir sua presença no mercado norte-americano, mas também está trabalhando para se tornar a parceira mexicana da maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, a Contemporary Amperex Technology (CATL).

Os detalhes sobre os caminhões elétricos e movidos a combustão a serem construídos no local no México ainda não são conhecidos, mas o lançamento deles pode estimular a inovação e contribuir para reduzir os preços dos caminhões elétricos, o que só pode ser uma coisa boa para consumidores e empresas. A fábrica existente da Foton no México foi inaugurada em 2017 e atualmente produz caminhões elétricos que são exportados para a China. A segunda fábrica permitirá vender até 3.000 caminhões elétricos no México até 2025.

 

 

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