Eaton faz 65 anos de Brasil com promessa de novidades

eaton emobility

A Eaton está comemorando 65 anos de Brasil com uma estratégia focada em três importantes macrotendências: transição energética, sustentabilidade e digitalização. Estas frentes estão norteando os negócios da multinacional a nível global e local com o objetivo de ampliar a presença da empresa nos mercados em que atua, com soluções para veículos à combustão e expandir o fornecimento de suas soluções para novos segmentos, como o mercado de eletrificação.

Análises de mercado indicam que, até 2030, cerca de 95%* da produção de veículos comerciais e automóveis na América do Sul ainda devem ser equipados com motorização à combustão, considerando a aplicação em veículos híbridos, que necessitam desses mesmos componentes. Ou seja, apenas cerca de 5%* serão puramente elétricos. Para isso, a EATON mira no mercado futuro, mas mantem os investimentos e suporte aos clientes nesta fase de transição da indústria. Além disso, uma estratégia de transformação digital a nível global contempla novos modelos de negócio, experiência digital do cliente, fábrica do futuro (Indústria 4.0) e produtividade funcional.

O movimento de hibridização é avaliado como uma realidade mais próxima do Brasil, trazendo a perspectiva de manter um crescimento contínuo no mercado de motores à combustão ao longo dos próximos anos, enquanto são introduzidas soluções híbridas a esse cenário. Assim, o trabalho é focado em resultados em sustentabilidade e digitalização, para atender às necessidades da transição energética e também do futuro.

A Eaton oferece em seu portfólio soluções mais limpas que equipam motores à combustão e suportam a transformação da mobilidade, como as válvulas do sistema ORVR, que são utilizadas nos tanques de combustíveis de veículos de passeio e reduzem até 98% de emissões evaporativas, as válvulas ocas (hollow) de motor, atuadores de bombas, atuador de válvula variável e freio motor, que propiciam uma queima de combustível otimizada para cada condição de uso e podem ser aplicados em caminhões e carros. Além disso, como solução pós-tratamento, o eHeater trabalha para elevar a temperatura dos gases de combustão enquanto o motor opera em regime frio e melhora a eficiência do sistema de pós-tratamento.

Com um share relevante e em crescimento para os câmbios automatizados, que adentraram no mercado em 2019, as transmissões da Eaton estão presentes nos principais fabricantes de caminhões e ônibus de veículos comerciais leves da América do Sul (6 a 13 toneladas), enquanto a transmissão automatizada Ultrashift Plus MHD já está consolidada no segmento de médios e semipesados (14 a 35 toneladas).

Já no portfólio eMobility, a multinacional está preparada para novos negócios com uma completa infraestrutura de soluções que inclui sistemas de distribuição e eletrônica de potência e conectores de rede. Em janeiro 2022, a aquisição global da Royal Power Solutions ampliou a oferta de uma gama de soluções de conectores, que já atendem veículos à combustão, híbridos e elétricos.

No segmento de reposição, a projeção para 2023 é manter um crescimento na casa dos dois dígitos e lançar no mercado 12 produtos. Uma das novidades está para ser lançada ainda neste ano: será a embreagem centrífuga, que atua como acoplamento para transferir o torque do motor a diesel do equipamento de refrigeração para o compressor e é aplicada em transporte refrigerado.

Atualmente, quatro plantas do país (Caxias do Sul, Mogi Mirim, São José dos Campos e Valinhos) desenvolvem e produzem soluções para o mercado automotivo e, uma fábrica em Porto Feliz e um escritório em São Paulo se dedicam ao portfólio para o setor elétrico. O Brasil é um centro de desenvolvimento de tecnologia na organização e trabalha em parceria, por exemplo, com o Campo de Provas de Marshall.

×
×

Carrinho