Volkswagen e InovaUSP se unem por semicondutores

amarok2022

Investir em educação, pesquisa e desenvolvimento é mais do que fundamental para qualquer país. Afinal, dali podem sair conhecimentos e soluções importantes, inclusive, para o mercado. Quem enxergou isso, foi a Volkswagen do Brasil, que procurou o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo, conhecido com InovaUSP, para uma importante parceria. Eles assinaram o memorando de entendimento com foco em três projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex.

A parceria abrange, especialmente, a troca de conhecimentos centrado na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição. Como sabemos, os semicondutores são fundamentais para muitas industrias, mas principalmente, para a automobilística, já que a simples falta deste insumo pode, simplesmente, interromper a produção de quaisquer veículos, incluindo caminhões e ônibus.

A expectativa é de que a equipe da VW consiga se aprofundar e adquirir amplo conhecimento neste tipo de componente, tão escasso neste momento. O InovaUSP, em contrapartida, também entende os processos e a utilização dos chips na indústria automotiva, o que permite tanto uma maior aproximação da indústria e a academia como foco na preparação de profissionais, quanto fomentar a pesquisa para que no futuro o Brasil possa ser menos dependente da importação e consiga ter know how para suportar uma produção local.

Aliás, este ponto é considerado estratégico pela Anfavea, que já defendeu publicamente em seus encontros mensais com a imprensa brasileira, que o Brasil assuma esta responsabilidade para fortalecer a indústria local. Um impacto bastante objetivo das consequências, é que a tão esperada antecipação da compra de caminhões e ônibus com a tecnologia Euro5 atual possa não acontecer com a força que deveria, justamente pela falta de insumos para poder entregar esses veículos completos ainda neste ano. A partir de 2023, imediatamente, somente veículos com a tecnologia de emissões Euro6 poderão ser produzidos. Há escassez na cadeia de insumos e a guerra promovida pela Rússia contra a Ucrânia somente agravou esta situação. Os semicondutores são um dos principais itens que tem atrasado a entrega de veículos aos consumidores.

Mas, voltando a falar do acordo, ainda em termos de tecnologia, outra frente do memorando de entendimento prevê aprofundar o conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas. Por fim, a Volkswagen e o InovaUSP estão trabalhando no desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol.

Agora, preciso que vocês escutem os depoimentos a seguir, que dão dimensão da importância dos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, declarou que: “Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa, capacitar nossos colaboradores e trocar experiências com o mundo acadêmico a fim de que novos insumos e pesquisas também sejam desenvolvidos em prol do desenvolvimento da indústria automotiva”.

Para Marcelo Knörich Zuffo, Coordenador do InovaUSP, o mundo vive, neste momento, grandes transformações sociais, econômicas e industriais, a pandemia Covid-19 e as mudanças climáticas estão impactando no consumo consciente e nas cadeias globais de suprimentos demandando o desenvolvimento regional sustentável. “A Volkswagen e a USP estão unindo esforços de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar em áreas estratégicas como semicondutores, software e etanol visando inovações de impacto mundial. As Universidades têm uma contribuição importante a dar como parceiras na construção de soluções inovadoras baseadas na ciência e na adoção de plataformas abertas que propiciem o emprego, a qualidade de vida local e a sustentabilidade”.

Para fins de esclarecimento, o InovaUSP é uma unidade que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação. Os pesquisadores ao entrar em contato com o negócio da Volkswagen, entendem como é a aplicação dos chips na indústria automotiva. Testes dentro da empresa estão sendo conduzidos com o uso dos chips fornecidos pela USP.

×
×

Carrinho