A Nova Ram 3500 já pode ser comprada nas versões Laramie, com opção Night Edition, e na ainda mais sofisticada Limited Longhorn, através das 55 concessionárias da marca no Brasil.
O modelo é equipado com o motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros com seis cilindros em linha, que entrega 377 cv a 2.800 rpm, sendo a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil, superando a Ram 2500 em 12 cv. Possui torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm. Por ser de tecnologia de pós-tratamento SCR, precisa do aditivo Arla 32.
O bloco é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa), além de reduzir o peso geral do conjunto. A turbina é de geometria variável (VGT).
A transmissão automática de seis marchas vem com solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).
A caminhonete possui os modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Seu chassi é formado por 98,5% de aços de alta resistência. A suspensão tem molas longitudinais, sendo ideais para o trabalho pesado. Por isso, esta verdadeira Heavy Duty pode carregar até 1.752 kg na caçamba e rebocar até 9.021 kg. Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.
Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, a caçamba tem capacidade de 1.628 litros e ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Todavia, sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, o compartimento de carga disponibiliza 1.280 litros de capacidade e conta com revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED em todas as versões.
Os espelhos retrovisores são multifuncionais e possuem duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Os espelhos também podem ser posicionados verticalmente para aumentar o campo de visão quando um trailer estiver atrelado.
A Nova Ram 3500 Limited vem com estribo elétrico retrátil de série, assim como na Laramie Night Edition. Por dentro, possui acabamento nobre como couro Natura Plus e madeira legítima. Combina as cores marrom Cattle Tan e preto. O couro tem costuras contrastantes e reveste bancos, parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.
As partes em madeira possuem acabamentos em diferentes texturas no volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. A faixa à frente do passageiro dianteiro vem com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.
Conta com acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais e vem com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração do Velho Oeste estadunidense também surge nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.
Por fora, esta bela viola que é a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura bicolor, com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e a inferior, assim como os arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação existente, apenas na versão de topo, é o Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.
O modelo ainda vem com faróis Full LED Matrix direcionais, que melhora a visibilidade noturna em curvas, pois acompanha a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
O espelho retrovisor é digital. O sistema ADAS de direção semiautônoma amplia a segurança da caminhonete. Possui controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer.
Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360° e câmera de caçamba para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.
Vem equipada com central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.
Os bancos dianteiros contam com aquecimento e ventilação individuais e os assentos laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition. Até o volante possui aquecimento. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, assim como os bancos dianteiros com ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista.
Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.
A Ram 3500 vem com dois porta objetos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão.
Agora, finalmente, vamos destacar os preços e algumas características das três opções da nova Ram 3500 para o consumidor brasileiro.
A Laramie custa R$ 484.990 e vem com:
- Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas
- Câmera 360°
- Câmera de caçamba
- Retrovisor eletrocrômico
- Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer
- Cancelamento ativo de ruído
- Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)
- Controle eletrônico de freio do reboque
- Faróis Full LED
- Comutação automática dos faróis
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Monitoramento de pontos cegos
- Bancos em couro e alcântara
- Console central modular com 39 litros de volume
- Sobretapetes de borda elevada
Já a Ram 3500 Laramie Night Edition é vendida por R$ 509.990 e conta com todos os itens da versão de entrada mais:
- Retrovisor interno digital
- Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer
- Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)
- Controle adaptativo de velocidade
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Faróis e lanternas com máscara negra
- Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria
- Grade, rodas e emblemas escuros
- Interior preto
- Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)
- Bancos traseiros laterais aquecidos
Por fim, a mais luxuosa Ram 3500 é a Limited Longhorn, que sai por módicos R$ 529.990 e conta com todos os itens já descritos, exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition, mais:
- Faróis Full LED Matrix (direcionais)
- Grade e rodas com desenho exclusivo
- Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado
- Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus
- Acabamentos internos com madeira legítima
- Tapetes especiais
- Emblema da versão no console central
- Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut)