Scania tem monstro elétrico na Noruega

1677702036793

Caminhão Scania elétrico de 66 toneladas lançado para teste na Noruega. A marca já possui mais de 100 caminhões elétricos nas estradas daquele país

Um novo e superdimensionado caminhão elétrico da Scania está pegando a estrada na Noruega. Os interessados em caminhões que desejam dar uma espiada no mais recente desenvolvimento em tecnologia de caminhões elétricos podem ir para a Noruega, onde a Scania está testando um novo caminhão no transporte de calcário. Não é o maior caminhão elétrico do mundo mas, se tudo correr conforme o planejado, ajudará a acelerar a descarbonização no mercado de caminhões pesados, demonstrando a viabilidade da nova tecnologia movida a bateria.

O setor de caminhões elétricos ainda precisa recuperar o atraso, mas os fabricantes de caminhões estão se aproximando de uma comparação tonelada por tonelada entre energia elétrica a bateria e óleo diesel.

O dumper ultraclasse “Beast of Belarus”, por exemplo, é considerado o maior caminhão do mundo, com 360 toneladas (cerca de 326 toneladas métricas). Ele pode atingir a marca de 800 toneladas quando totalmente carregado, mas é relatado que suga 1.300 litros (cerca de 343 galões) de óleo diesel a cada 60 milhas.

O maior caminhão elétrico não atinge essa marca, mas está dentro do alcance. Em janeiro, David Waterworth, da CleanTechnica, informou que a Fortescue Future Industries está planejando um caminhão elétrico de 240 toneladas para uso na mineração. A empresa também parece ser uma grande fã da frenagem regenerativa. Dependendo das circunstâncias, a frenagem regenerativa permitiria que um caminhão elétrico recarregasse parcial ou totalmente em movimento, aumentando o potencial de ultrapassar a marca de 240 toneladas.

Embora o novo caminhão elétrico da Scania seja muito menor, ele pode ter um impacto descomunal no movimento de eletrificação. A empresa já estabeleceu um histórico de eletrificação na Noruega, onde possui mais de 100 caminhões elétricos nas estradas daquele país. O novo modelo representa um avanço. Conforme descrito pela Scania, é o primeiro de seu tipo e aparentemente ainda está no modo semi-secreto.

O caminhão, um P 45 com três eixos e bateria de 300 kWh , faz parte do programa Pilot Partner da Scania — uma colaboração com clientes selecionados em soluções de transporte elétrico ainda não introduzidas no mercado.

Tony Sandberg, diretor da Scania Pilot Partner, enfatiza: “A Scania já tem vários veículos pesados ​​com diferentes soluções de desenvolvimento em andamento, mas este é o primeiro que estamos colocando em operação na Noruega.”

A Scania lista o novo caminhão elétrico com um peso total de 31 toneladas e um peso bruto técnico de 74 toneladas, com um peso bruto de 66 toneladas indicado para o teste piloto. O caminhão irá trabalhar na pedreira de calcário Verdalskalk em Verdal, Noruega. Espera-se que dê um passeio de emissão zero para cerca de 120.000 toneladas de pedras por ano, ao longo de uma rota de 20 quilômetros até um porto próximo. O caminhão será recarregado e reparado nas instalações portuárias de Verdalskalk.

 

 

×
×

Carrinho