Ônibus Autônomos em Seul

SeulII

A fim de complementar o número de “ônibus coruja” na cidade, o governo de Seul está introduzindo ônibus autônomos para rodar de madrugada, sem motorista.

Os ônibus sem motorista são a próxima atualização prevista para o sistema de transporte público de Seul. No início de março, representantes do Governo Metropolitano de Seul e do Conselho Metropolitano de Seul anunciaram que um projeto piloto com ônibus autônomos está em andamento. O projeto envolverá uma viagem de 9,7 quilômetros (6 milhas) pelo distrito de Mapo, no oeste de Seul, até o distrito de Dongdaemun, no leste da cidade. Espera-se que o lançamento deste projeto-piloto aconteça em breve.

Durante este projeto piloto, os ônibus sem motorista funcionarão por cinco horas a partir da meia-noite. Três ônibus serão usados para o projeto-piloto, que pode se expandir assim que o serviço de ônibus autônomo for aberto ao público.

Antes deste anúncio, os ônibus sem motorista já estavam circulando pela área metropolitana de Seul. A 42dot, uma empresa startup de propriedade do Hyundai Motor Group, desenvolveu um ônibus capaz de autonomia de nível 4. Um veículo automatizado de nível 4 é capaz de operar quase de forma independente, com pouca ou nenhuma intervenção humana. Antes disso, a autonomia de nível 3 deu aos carros a capacidade de detectar seu ambiente e permitir que eles tomassem decisões informadas por si mesmos, como acelerar após um veículo lento.

Os veículos autônomos de nível 4 levam isso um passo adiante. Com autonomia de nível 4, os veículos agora podem intervir se as coisas derem errado ou se detectarem um mau funcionamento do sistema. Ao contrário da automação de nível 1 e 2, os veículos com capacidades autônomas de nível 3 e acima podem operar sem a presença de um motorista humano.

Voltando a Seul, a capital anunciou que estenderá a rota de ônibus autônomos por mais 3,5 quilômetros para o nordeste, depois que os ônibus estiverem disponíveis ao público no final deste ano. A rota inicial funcionará entre Mapo e Dongdaemun por dois anos, com a extensão permitindo que os passageiros viajem até Cheongnyangni.

Já em outubro, o governo da cidade de Seul está em negociações para introduzir caminhões autônomos de limpeza de ruas. De acordo com as autoridades, Sangam-dong, no distrito de Mapo, ou Cheonggyecheon, no centro de Seul, poderiam ver um ou dois desses caminhões em operação.

O desenvolvimento de veículos autônomos está ganhando força, à medida que várias montadoras e startups se esforçam para criar veículos que possam igualar ou exceder a tomada de decisão humana na estrada. Com a Coreia começando a incorporar essa tecnologia em seu sistema de transporte público, levanta-se a questão de quando as Filipinas seguirão o exemplo e introduzirão veículos autônomos em suas próprias estradas.

 

 

×
×

Carrinho