Schaeffler oferece acionamento elétrico nas rodas

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Motores elétricos de cubo de roda entram em produção. Com essa nova tecnologia, todos os componentes necessários para propulsão e frenagem são integrados diretamente no aro da roda.

A tração elétrica nas rodas torna os veículos urbanos, como equipamentos de limpeza, que varrem a estrada, as vans compactas e os limpa-neve mais silenciosos, mais ágeis e localmente com emissão zero. A nova tecnologia de acionamento acelera a eletrificação de veículos utilitários municipais e permite novas arquiteturas de veículos.

Todos os componentes necessários para propulsão e frenagem são integrados diretamente no aro da roda, em vez de serem posicionados centralmente ou montados nos eixos motrizes. Essa arquitetura economiza espaço e torna os veículos muito mais manobráveis no trânsito da cidade.

Com a eletrificação, as coisas boas vêm em três, ao que parece. Nada menos que três fabricantes de veículos urbanos compactos estão se preparando para incorporar motores elétricos de cubo de roda de alta eficiência fabricados pela Schaeffler em suas linhas de produção nos próximos meses.

Totalmente eletrificados, seus varredores de estradas, vans e veículos limpa-neve operarão com zero emissões locais de CO2, levando a uma melhor qualidade do ar nas áreas urbanas. “A Schaeffler está reinventando os sistemas de propulsão utilizados em veículos elétricos pequenos e leves nas nossas cidades do interior”, disse Matthias Zink, CEO da Schaeffler para Automotive Technologies.

Os veículos utilitários alimentados por esses motores totalmente elétricos de baixo ruído são muito silenciosos de operar, resultando em redução da poluição sonora em áreas de pedestres e nas ruas da cidade. Eles também podem ser operados por horas estendidas em áreas residenciais, porque a perturbação para os moradores é muito menor.

Uma das primeiras empresas a lançar este ano um veículo multifunções composto pela tecnologia de motores de cubo de roda no mercado é a Jungo. A Jungo e a Schaeffler têm feito uma parceria para adaptar a tecnologia de acionamento aos requisitos específicos do dia a dia da varrição de ruas comerciais. Os motores elétricos nas rodas e a tecnologia de frenagem eliminam a necessidade de trocas de óleo e melhoram muito o desempenho dos veículos em termos de eficiência, relação peso-potência, segurança, manuseio e confiabilidade de frenagem.

Os motores de cubo de roda da Schaeffler têm uma ampla gama de aplicações de máquinas móveis no centro da cidade, incluindo varrição de ruas, limpeza de neve e coleta de resíduos. A maneira mais rápida e eficiente de reduzir as emissões de CO2 é a eletrificação. Esta nova tecnologia de acionamento abre um mercado novo e em constante crescimento para a Schaeffler. A empresa pretende ver seus motores de cubo de roda usados em mais e mais veículos utilitários e de serviço em vilas e cidades, em campi de fábricas e em centros de logística, portos, aeroportos e grandes estacionamentos.

Esses tipos de veículos tendem a ser operados em rotas definidas, por isso são uma boa opção para as faixas fixas e tempos de carregamento previsíveis de acionamentos elétricos. Outro benefício importante para os operadores de veículos é que os motores de cubo de roda têm rolamentos de roda e caixas de engrenagens de longa duração e baixa manutenção.

Os motores de cubo de roda totalmente elétricos da Schaeffler têm uma arquitetura única na qual o motor elétrico (estator e rotor), a caixa de velocidades e o freio de serviço mecânico estão dispostos em torno do rolamento da roda dentro do aro. Este envelope de design compacto libera espaço em outras partes do veículo – para a bateria ou armazenamento de carga, por exemplo. Também dá aos fabricantes de veículos maior liberdade de design, permitindo-lhes desenvolver uma ampla gama de formatos de mobilidade, incluindo soluções de chassi rolante.

O motor do cubo da roda, incluindo a caixa de câmbio, é muito compacto, encaixando-se dentro de um aro de 14 polegadas. O inversor, por outro lado, não é integrado e pode ser acomodado em qualquer lugar do veículo. Um único inversor controla um ou dois motores de cubo de roda, dependendo do cenário de uso. A potência do motor é escalável, dependendo da aplicação, variando de 7 kW a 26 kW (nominal) e atingindo um pico de 60 kW para rajadas curtas. O torque gerado pelo motor elétrico é transmitido através da caixa de câmbio diretamente para a roda. Essa transmissão direta reduz a perda de energia, tornando o acionamento altamente eficiente.

Outro benefício importante é que o torque e a direção de rotação são controlados individualmente para cada roda, resultando em um veículo de tração nas quatro rodas que pode lidar com colinas com facilidade comprovada, mesmo em condições de estrada de inverno. Atualmente, a Schaeffler desenvolve motores de cubo de roda para aplicações de 48 V e 400 V e está explorando a possibilidade de tensões mais altas.

Uma das primeiras empresas a lançar este ano um veículo multifunções composto pela tecnologia de tração por cubo de rodas da Schaeffler é a Jungo. Ambas têm feito uma parceria para adaptar a tecnologia de acionamento aos requisitos específicos do dia a dia da varrição de ruas comerciais.

 

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