Scania avança no projeto do caminhão a energia solar

Scania R-series solar-powered hybrid electric truck

Eric Falkgrim, gerente de projeto de desenvolvimento de caminhões movidos a energia solar da Scania, explica por que esta tecnologia de ponta é uma promessa real para o futuro sistema de transportes.

O desenvolvimento intensivo das soluções de transporte eletrificado do futuro pela Scania está inspirando muitas ideias com novas tecnologias. Um exemplo é o projeto de desenvolvimento de um caminhão movido a energia solar, cuja propulsão elétrica é gerada pelas células solares do próprio veículo, alojado em um trailer acoplado a um veículo híbrido-elétrico.

Trata-se de um empreendimento imaginativo, que contou com o trabalho de uma pequena equipe num ambiente ágil para encontrar soluções que se baseiem no sistema modular da Scania e criem novas tecnologias. O protótipo finalizado foi entregue ao cliente e parceiro de transporte de longa data da Scania, Ernst Express, que já está promovendo testes em condições operacionais reais nas estradas suecas.

“Quando começamos a pensar nisso, há mais de três anos, nosso ponto de partida foi a bateria de íon-lítio usada em caminhões elétricos a bateria. Durante o tempo em que a Scania tem trabalhado com essa tecnologia, vimos as baterias tornarem-se mais leves, mais baratas e com maior densidade energética”, explica Eric Falkgrim, líder tecnológico do departamento de Investigação e Inovação da Scania e gestor de projetos para a energia solar.

Um pré-estudo inicial de seis meses, no final de 2019 e início de 2020, fez a equipe perceber que fazia sentido explorar esta tecnologia agora. Depois de receber financiamento da agência estatal sueca de inovação Vinnova, um projeto em grande escala começou em janeiro de 2021, com o desenvolvimento de células solares pela Universidade de Uppsala.

No entanto, o projecto centra-se na Suécia, que não é propriamente conhecida pela insolação constante, especialmente nos meses mais frios. Por que então? “Queríamos ver especificamente se fazia sentido na Suécia, porque se formos a locais como o Sul da Europa, a Austrália ou o Norte de África, obviamente há muito mais sol. Se puder funcionar aqui em condições menos ensolaradas e um pouco mais escuras, isso confirmaria a validade generalizada do projeto”, diz Falkgrim.

A pequena e unida equipe da Scania é composta por desenvolvedores de software, desenvolvedores de hardware e gerenciamento de projetos, com não mais do que uma dúzia de pessoas envolvidas durante o processo de desenvolvimento de 19 meses. “É um pouco como uma start-up”, diz Falkgrim. A tarefa geral parecia simples: colocar painéis solares em um caminhão e conectá-lo ao sistema elétrico.

Mas a ideia, no entanto, vem com muita sistematização e desenvolvimento de hardware e software novos, para tornar seguro lidar com a transferência de energia e lidar com falhas. O caminhão/trator híbrido plug-in com todos os ‘sistemas regulares’ (armazenamento de energia de 100 kWh) é conectado ao reboque com baterias adicionais, que possuem armazenamento de energia de 200 kWh e atuam como um ‘banco de energia’ para o caminhão, e eles estão conectados à caixa do painel solar que carrega o banco de energia.

Existem também considerações importantes de segurança, pois é preciso ter em mente que as células solares não foram feitas para circular pela cidade em um veículo, mas  para ficarem paradas no topo de uma casa por 20 ou 30 anos. Foi preciso enfrentar desafios de segurança ao colocar painéis solares em um veículo.

Embora seja bastante complexo do ponto de vista técnico, a Scania não tem a pressão de que seja um projeto em grande escala, onde se produziria algo para ser vendido globalmente para centenas e milhares de clientes. O projeto de pesquisa pretende ver se a solução faz sentido, e até agora os resultados indicam isso. A Scania conta com a cooperação da Ernst Express, com a qual que fez parceria no projeto sueco e-Highway.

Além de testar a tecnologia real de células solares em um ambiente de trabalho com caminhão reboque, o projeto também enfatiza os benefícios potenciais para a indústria energética. E o projeto se beneficiou do apoio da empresa sueca de energia Dalakraft.

Um operador pode produzir sua própria eletricidade para dirigir o veículo, o que é uma situação completamente nova. Embora a aplicação comercial do caminhão ainda esteja a alguns anos de distância, Eric Falkgrim está entusiasmado com a transferência para a Ernst Express e com as perspectivas de longo prazo da tecnologia de células solares.

“Os dados que já temos dizem que os painéis solares contribuem significativamente para a energia que se obtém para o caminhão e é uma parte do puzzle geral quando se trata de transporte descarbonizado. A primeira coisa que precisamos descobrir é ‘isso faz sentido?’ E para responder: sim, é bom o suficiente para trabalhar na escala que estamos fazendo agora.”

 

 

×
×

Carrinho