Novos caminhões híbridos da Scania (inclui GE281)

Scania P 320 PHEV 4x2

Cabal MTED no YouTube

O lançamento dos novos motores Scania Super ainda está fresquinho. Mesmo assim, mais duas importantes novidades foram apresentadas pela montadora. Se trata da quarta geração de caminhões híbridos da Scania, sendo um Híbrido Elétrico e um Plug-in Híbrido Elétrico, ambos disponíveis com diferentes opções de trem-de-força e carregamento para aplicações como transportes refrigerados, betoneiras e distribuição urbana, por exemplo.

O novo Scania GE281, portanto, um elétrico da série G, funciona em conjunto com um motor de combustão Scania de sete ou nove litros. Ao acoplar dois motores elétricos, um ao outro, integrados com a Opticruise, resultou no modelo GE281.

Como o motor elétrico está sempre apoiando o motor de combustão na partida e na aceleração, o motor a combustão pode ser reduzido tanto em volume quanto em potência. A hibridização significa economia de combustível de até 40% nas áreas urbanas em comparação com os trens-de-força tradicionais.

Todavia, a Scania informa que a quarta geração de caminhões híbridos pode ser comprada como Híbrido Elétrico ou Plug-in Híbrido Elétrico nas cabines das séries P, G e L com os motores diesel DC07 e DC09, com diferentes potências.

O GE281 da Scania oferece 230 kW (308 cv) continuamente e 290 kW (388 cv) como potência máxima de saída, enquanto o torque máximo é de 2.100 Nm. Ele tem seis marchas para a frente, mas nenhuma embreagem tradicional, já que uma engrenagem planetária cuida desse processo, proporcionando trocas de marcha sem interrupção de torque. Oferece boa gestão de marcha lenta em baixas velocidades.

Segundo a marca, a experiência de direção pode ser comparada com a de um carro de passeio com sistema de dupla embreagem, além de contar com sistemas de controle de cruzeiro adaptativo com previsão ativa e controle de velocidade em declive. A recuperação de energia durante a desaceleração também é ininterrupta, o que é importante já que o motor elétrico é a principal fonte de frenagem nesses veículos.

O GE281 vem com diferentes modos de direção, com destaque para o modo “Potência”, que entrega, aproximadamente, mais 100 cv extras ao desempenho máximo do motor a combustão.

O Plug-in Híbrido Elétrico tem uma capacidade instalada de bateria de 90 kWh (divididas em 3 baterias de 30 kWh), enquanto a versão Híbrido Elétrico tem uma bateria de 30 kWh. O Plug-in Híbrido Elétrico pode ser totalmente carregado em 35 minutos usando um carregador DC de 95 kW. Isso significa que o veículo pode ser carregado nos depósitos e durante os intervalos ou sessões de carregamento (o chamado carregamento de oportunidade). Um caminhão híbrido com um motor reduzido, de sete ou nove litros, terá uma carga útil 250 kg maior em comparação com o motor de combustão interna.

Cidades como Paris, na França, e Amsterdã, nos Países Baixos, estão implementando zonas restritas de emissão, ruído e segurança, o que significa uma boa oportunidade de mercado para a Scania, considerando que tais medidas são tendência para muitas cidades.

×
×

Carrinho