As tecnologias dos ônibus Scania Euro 6

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Para sua Nova Geração de Ônibus, a Scania redesenhou totalmente a área do motorista, que agora vai encontrar um espaço ergonômico e confortável com todos os comandos integrados e posicionados de maneira estratégica nos novos volantes.

Os pedais suspensos e o volante ajustável foram projetados como uma solução de conforto. Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida. O nível combinado entre o Opticruise e o freio auxiliar Retarder permite a ativação de ambos com as pontas do dedos.

Estão disponíveis quatro tipos de acabamento de volantes: básico, versão com partes cromadas, couro e madeira. O painel de instrumentos recebeu um novo design moderno com a visibilidade ampliada e em duas opções de display, de 4 ou 7 polegadas.

Já os pedais suspensos permitem a ideal acomodação da musculatura das pernas. Dessa forma, o condutor diminuirá o cansaço da direção ao final da jornada. Outro benefício é a facilidade de limpeza dessa área, que normalmente é de difícil acesso.

Pelo ponto de vista do cliente, a notícia é que a Nova Geração P8/Euro 6 está equipada com sistemas aprimorados e avançados, viáveis para o mercado brasileiro. Por exemplo, a tecnologia de auxílio ao motorista ganhou novos itens. O pacote opcional ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista) passa a ser ofertado em sua segunda geração (2.0) com a adição do ASLA.”

Lançado em 2016, o ADAS, faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Nos novos ônibus Scania da Série K, dois sistemas (de nome ASLA) foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais que provocam alertas de ponto cego e de pedestres, compensando  a falta de visibilidade nas laterais. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).

O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos vão continuar na Nova Geração. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa Opticruise, diminuindo, assim, o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Outra tecnologia de muito sucesso é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.

Além do freio motor, a Scania dispõe do freio auxiliar Retarder integrado. O Retarder atua diretamente no trem de força, com 4.100 Nm de potência de frenagem, tem acionamento hidráulico e é ativado pelo pedal ou alavanca do freio. Ele aumenta os níveis de segurança ao prevenir falhas de frenagem em longas descidas, enquanto, simultaneamente, reduz o desgaste dos freios de serviço.

O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é responsável por monitorar a trajetória do veículo e, no caso de uma perda repentina de tração, atua nos freios de forma individualizada em cada roda, a fim de manter o veículo na trajetória, sob controle do motorista. O sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, para maior segurança e estabilidade do produto.

Os novos chassis da Série K P8/Euro 6 estão 2% mais leves, graças à remodelação das longarinas. Por falar na estrutura do chassi, ela também está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja uma integração maior com a carroceria.

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