Renault Trucks renova linha de elétricos

E-Tech

A Renault Trucks, empresa que pertence ao Grupo Volvo, anunciou a abertura de pré-encomendas para os modelos elétricos E-Tech, séries T e C.

A nova geração de caminhões elétricos da Renault Trucks, as séries E-Tech T e C estão agora disponíveis para pré-encomenda nas concessionárias da marca na Europa. Os clientes que desejarem comprar um veículo 100% elétrico da linha pesada já podem reservar suas primeiras unidades. A produção dos Renault Trucks E-Tech T, voltados a aplicações rodoviárias, e C, voltados ao segmento de construção, deve começar no final de 2023 em Bourg-en-Bresse, na França.

Para atender aos múltiplos requisitos das atividades regionais de transporte e construção urbana, os Renault Trucks E-Tech T e C podem ser encomendados com dois ou três motores elétricos, que fornecem uma potência combinada de até 490 kW.

Uma grande variedade de baterias de tração está disponível, já que os Renault Trucks E-Tech T e C podem ser equipados com quatro a seis baterias de íons de lítio com uma potência de 390 a 540 kWh. As baterias podem ser totalmente recarregadas por CA até 43 kW, ou por CC até 250 kW. Esses caminhões poderão percorrer até 300 km com uma única carga e até 500 km com uma carga rápida intermediária de uma hora (250 kW).

As células e módulos de bateria serão fornecidos pela Samsung SDI e montados em Ghent, na Bélgica, numa fábrica do Grupo Volvo, que pertence à Renault Trucks.

Para se adaptar facilmente a qualquer tipo de carroçaria e, consequentemente, a qualquer tipo de utilização, os novos Renault E-Tech T e C podem ser equipados com três tipos de tomada de força (TDF), elétrica, eletromecânica ou na caixa de velocidades.

Os Renault Trucks E-Tech T e C, com um peso total admissível de 44 toneladas, podem ser encomendados como unidades de tratores 4×2 e 6×2, com cabine longa e distância entreeixos de 3.900 mm. Na versão rígida, eles estão disponíveis em 4×2, 6×2 e 8×4 tridem, versões de cabine curta ou longa e uma escolha de onze distâncias entreeixos, variando de 3.900 a 6.700 mm.

Os usuários da nova geração E-Tech podem se beneficiar do contrato de manutenção preditiva Start & Drive Predict, que monitora a condição das baterias e dos componentes de desgaste, evita o tempo de inatividade inesperado do veículo e permite que as operações de manutenção sejam agrupadas e otimizadas. Os Renault Trucks E-Tech T e C são compatíveis com o Optifleet, um pacote de software de gestão de frotas que permite aos operadores planejar as suas jornadas, atribuir trabalhos aos condutores remotamente, informar os clientes sobre os prazos de entrega e monitorizar os níveis de carga das baterias em tempo real, para otimizar o consumo de energia.

Os Renault Trucks E-Tech T e C são parte integrante de um ecossistema completo de descarbonização do transporte oferecido pelo fabricante, que consiste no apoio personalizado aos transportadores na sua transição energética, desde o exame e análise das suas necessidades até à monitorização da implementação e operações.                                      Esta análise inclui a ferramenta Range Simulator, que permite aos especialistas da Renault Trucks analisar o consumo do veículo o mais próximo possível da sua utilização real – tendo em conta a rota GPS, as condições meteorológicas, a carga útil e a utilização de sensores.

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