Freightliner SuperTruck II, maior evolução da marca

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A Daimler Truck North America (DTNA), uma subsidiária da Daimler Truck, revelou em Las Vegas o Freightliner SuperTruck II, que usa uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial de eficiência no transporte de cargas.

O veículo conceito foi desenvolvido como parte do programa SuperTruck, co-financiado pelo Departamento de Energia dos EUA, que visa reduzir as emissões no transporte rodoviário de mercadorias. Como parte do programa SuperTruck, os engenheiros da DTNA pesquisam sobre a próxima geração de tecnologias de caminhões comerciais pesados, formas técnicas para seu desenvolvimento e maneiras de integrá-las à produção em série.

A DTNA está focada no desenvolvimento de novas tecnologias para componentes e sistemas essenciais promissores para melhorar a eficiência operacional do caminhão no mundo real, aumentando o sucesso do cliente e a eficiência da frota. A aerodinâmica aprimorada do trator, pneus de baixa resistência ao rolamento, melhorias no trem de força e gerenciamento de energia com tecnologias avançadas foram identificados como áreas de inovação tecnológica que poderiam potencialmente entrar em produção para os clientes no futuro.

Com base no sucesso do SuperTruck I, que foi introduzido pela DTNA em 2015, o SuperTruck II superou as expectativas em aerodinâmica, pneus, powertrain e gerenciamento de energia, ao mesmo tempo em que dobrou a eficiência de frete do veículo base desde o início do programa SuperTruck.

Este é o caminhão mais aerodinâmico que a Freightliner já construiu. Os engenheiros da companhia conseguiram superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir o arrasto aerodinâmico do SuperTruck II em mais de 12% em relação ao SuperTruck I. Em vez de mudar radicalmente a estrutura do caminhão, o objetivo do projeto do SuperTruck II era redefinir a forma existente do Cascadia, líder de mercado, para maximizar a eficiência aerodinâmica e, simultaneamente, empregar linguagem de design avançada para transmitir essa eficiência.

O capô, o para-choque e a carenagem do chassi redesenhados funcionam bem com a estrutura da cabine existente e agora permitem que o ar flua sem dificuldade ao redor do caminhão. A grade, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para serem o mais perfeitas e limpas possível, a fim de não comprometer a aerodinâmica do caminhão.

Extensores laterais ativos e um sistema de spoiler de teto fecham a lacuna do reboque em até 4 polegadas em velocidades de rodovia e um Controle de Altura Aerodinâmico aprimorado rebaixa o caminhão a poucos centímetros do chão para melhorias aerodinâmicas adicionais. Ao remover os espelhos retrovisores externos e integrar um sistema de câmera sem espelho, o arrasto aerodinâmico do SuperTruck II foi significativamente reduzido.

O SuperTruck II apresenta o trem de força mais eficiente que a Freightliner já integrou em um caminhão. O trem de força altamente eficiente permite uma redução de consumo de combustível de 5,7% em relação ao SuperTruck I, alcançando menor downspeeding e maior economia de combustível através da redução do excesso de arrasto.

Um inovador sistema elétrico de 48 volts usando baterias de íons de lítio permite a diminuição do consumo de combustível e maiores recursos de conforto do motorista, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome 50% menos energia do que o SuperTruck I e continua operando perfeitamente enquanto o motor está desligado.

Os pneus novos especificamente concebidos não só reduzem o consumo de energia do veículo, mas também reduzem o tempo de inatividade da manutenção devido ao desgaste minimizado. Os pneus desempenham um papel crítico para atingir as metas de eficiência, diminuindo o atrito na estrada, portanto, menos combustível é necessário para manter a velocidade do caminhão.

 

 

 

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