Peterbilt substitui o 389 pelo 589, uma discreta modernização de linha

589

Projetado com propósito: tecnologias mais recentes, estilo clássico e comodidades de motorista superiores

A Peterbilt Motors Company apresentou seu novo Modelo 589, para manter uma imagem de veículo tradicional na estrada, com seu renomado design. Aclamado por suas características lendárias e complementado por tecnologias avançadas e modernos acabamentos internos, o 589 é construído para alto desempenho e máximo tempo de atividade, com uma presença na estrada que é inconfundivelmente Peterbilt.

A Peterbilt está aposentando seu modelo 389, um caminhão que carrega a tocha para os dias de glória do transporte rodoviário há 17 anos. O modelo 389 R substituiu o 379 em 2006, com faróis redesenhados, para-lamas e acabamento, e o próprio 379 havia substituído o venerável 359 no final da década de 1980. A Peterbilt produziu 110.000 unidades do 389 desde sua estreia no ano modelo 2007.

Peterbilt revelou o 589 pela primeira vez durante seu evento de lançamento exclusivo no Texas Motor Speedway, em Fort Worth, Texas. Outras atividades comemorativas incluíram um Ride & Drive com o 589, juntamente com outros caminhões Peterbilt, mostrando a amplitude de veículos que apoiam a imagem icônica da empresa, visitas às instalações fabris, eventos VIP, o próprio Pride & Class Truck Show da Peterbilt, tudo embalado por uma banda de country e southern rock.

O 589 personifica a lendária Classe Peterbilt com seu estilo arrojado e distinto e características externas icônicas. Ele inclui uma cabine montada roboticamente, um capô de alumínio, várias configurações de para-choques, coroa de grade envolvente com barras triplas, malha de grade retangular e o ornamento de pássaro exclusivo – todos os recursos que lembram os caminhões Peterbilt clássicos.

Outras características exteriores incluem arrojados limpadores de ar de 15 polegadas, pilhas de escape de 7 polegadas e escudo de escape, e o pacote de iluminação exterior distinto da Peterbilt, com luzes diurnas de LED para um visual frontal deslumbrante. O estilo do 589 é apoiado por engenharia avançada e tecnologias inovadoras, que fornecem o máximo desempenho e tempo de atividade, incluindo recursos como uma embreagem hidráulica assistida a ar nas transmissões manuais, que reduz a fadiga do motorista. Ele também possui tecnologia avançada para o motorista, e outros recursos como controle de cruzeiro preditivo são incorporados para diminuir o impacto ambiental de um caminhão tradicional.

Um novo painel de instrumentos, mais contemporâneo, oferece brilho reduzido e melhor visibilidade. Inúmeros pacotes de acabamento permitem um visual interno personalizado, e os mais recentes confortos, como controle de clima automático de alto desempenho, espaço de armazenamento abundante e porta-copos duplos maiores criam um ambiente convidativo.

O interior das primeiras quinhentas e oitenta e nove unidades do Model 589 será aprimorado com uma placa especial numerada individualmente, instalada no painel lateral do passageiro. “O modelo 589 é verdadeiramente construído para o cliente Peterbilt por excelência, com suas características legadas e trem de força de trabalho”, disse Jason Skoog, vice-presidente da PACCAR e gerente geral da Peterbilt. “É incrível e temos o prazer de compartilhar o novo modelo 589 com nossos clientes, pois eles são inequivocamente a inspiração de design e desenvolvimento para este lendário caminhão.” O modelo 589 estará disponível para pedidos de clientes em agosto, para entrega em 2024.

A Peterbilt Motors Company apresentou um Pacote Lendário disponível em seu recém-revelado modelo 589, inspirado por uma mistura de tradição e inovação e representa distintamente o passado e o futuro da marca.

O Legendary Package aprimora a conexão com a herança Peterbilt com recursos ousados, como o antigo script Peterbilt ladeado por lanças impressionantes na lateral do capô. Ele também inclui brilho exclusivo nos para-lamas polidos e balancins brilhantes. Um interior elegante dá outro aceno à natureza refinada do 589, com assentos de couro granulado que incluem um logotipo de script no apoio de cabeça e costura exclusiva e emblema interno exclusivo no painel e painel da porta.

No início do próximo ano o novo 589 vai pegar o bastão, na sequência de uma série de caminhões que esculpiram um lugar entre os proprietários e operadores. O 589 recebe a nova cabine de 2,1 metros da Peterbilt, um espaço de aproximadamente 8 polegadas a mais nas pernas e cotovelos da cabine de 1,9 metro do 389 de saída, mas mantém praticamente todos os outros elementos importantes para a série old school.

Os designers, que começaram a trabalhar no projeto 589 no início de 2013, fizeram algumas atualizações, mas elas são sutis e improváveis de arrepiar as penas dos puristas admiradores dos clássicos Peterbilt.

Os espelhos estilo Costa Oeste são aquecidos e motorizados com um vidro plano que é 2 polegadas mais alto, para melhor visibilidade. Todas as opções de para-choques do 389 são transportadas para o 589, mas agora incluem luzes de condução em LED, e no teto você encontrará uma viseira estilo V em vez de arredondada, e luzes de marcador estilo bala na parte superior, que são duas vezes mais brilhantes do que as antigas. O 589 também se torna o primeiro caminhão de sua linhagem a oferecer o conjunto Bendix Wingman Fusion de tecnologias de sistemas de segurança.

O trem de força padrão é o motor MX-13 da Paccar e a transmissão manual automatizada TX-12, a mesma disponível no modelo 389, e é combinada com um tandem traseiro Paccar DX40. Uma caixa manual automatizada Paccar TX-18 também está disponível, assim como os modelos Endurant HD e XD da Eaton e as opções Allison. Um Cummins de 15 litros e transmissão manual também estão disponíveis – uma combinação que é especificada na maioria dos 389 que saem da fábrica Peterbilt em Denton, Texas.

As primeiras 589 unidades do modelo 589, independentemente da especificação, a sair da linha de montagem serão numeradas sequencialmente de 1 a 589 e receberão uma placa numerada especial em seu interior.

×
×

Carrinho