Hyzon Motors desenvolve nova tecnologia de hidrogênio

Hyzon Motors

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Hyzon Motors. Está na hora de você conhecer essa empresa, que pode estar intrinsicamente ligada com o futuro do transporte. Se trata de uma empresa estadunidense que se posiciona como líder global de veículos comerciais movidos a célula de combustível de hidrogênio com emissão zero.

A Hyzon Motors desenvolveu uma nova tecnologia de sistema de armazenamento de hidrogênio a bordo capaz de reduzir o peso e o custo de fabricação de caminhões e ônibus movidos por Células de combustível de hidrogênio da empresa. Isso, porque passam a ser usados materiais compostos leves com a estrutura de metal do sistema, que tem o potencial de reduzir o peso geral do sistema em 43%, o que impacta diretamente na redução dos custos do sistema de armazenamento em 52% e o número de componentes de fabricação em 75%, com base em um sistema de rack único com capacidade para armazenar cinco cilindros de hidrogênio.

Além de reduzir o peso e os custos, o sistema de armazenamento pode ser configurado para conter vários tanques de hidrogênio. A versão menor pode conter cinco tanques e pode ser estendida para sete tanques devido ao seu design modular. Uma versão separada pode conter dez tanques, apropriada para caminhões que percorrem distâncias mais longas. Enquanto essas duas opções são montadas atrás da cabine, um terceiro sistema de armazenamento permite que dois tanques adicionais sejam montados em cada lado do caminhão, estendendo o alcance do veículo sem diminuir o tamanho do implemento rodoviário.

A nova tecnologia será implementada nos veículos da própria Hyzon, bem como será licenciada para outras montadoras. A redução do peso do sistema, que permite mais volume de hidrogênio no caminhão, pode ser a chave que faltava para que o desenvolvimento de caminhões e ônibus elétricos ultrapassem a barreira dos 1.000 quilômetros de autonomia.

Mas, ainda há uma possibilidade possivelmente mais barata do que um veículo elétrico e de emissão zero, segundo o CEO da Hyzon, Craig Knight, “esta nova tecnologia de armazenamento otimiza o custo de produção de nossos veículos comerciais movidos a célula de combustível de hidrogênio, enquanto reduz o peso geral e aumenta a capacidade de quilometragem. Isso torna os veículos Hyzon uma alternativa ainda mais atraente para veículos pesados ​​movidos por motores de combustão”.

A nova tecnologia já foi instalada em caminhões protótipos na Europa e deve ser implantada em todos os veículos a partir do quarto trimestre de 2021.

Agora eu vou apresentar um pouco da histórica da Hyzon Motors, que nasceu como uma unidade de negócios da Horizon Fuel Cell para fornecer sistemas de células de combustível de hidrogênio para montadoras de caminhões e ônibus de todo o planeta.

Com sede em Rochester, NY e operações na Europa, Cingapura, Austrália e China, a empresa entregou de cerca de 500 veículos comerciais movidos a célula de combustível durante o biênio 2019 – 2020 nesses mercados. A emancipação da Hyzon como entidade autônoma teve como objetivo acelerar a transição energética por meio da fabricação e fornecimento de veículos comerciais movidos a célula de combustível de hidrogênio nas regiões da América do Norte, Europa e Australásia, formada por Austrália, Nova Zelândia, Nova Guine e ilhas da Indonésia.

A Horizon foi fundada em 2003 e, pouco a pouco, passou a atuar no desenvolvimento de soluções a hidrogênio para o transporte aéreo e ferroviário, além dos projetos automotivos.  Em 2019, os primeiros caminhões com células de combustível de 42 toneladas do mundo em serviço comercial foram anunciados. Em 2020, fechou contrato com o o Grupo Fortescue Metals para o fornecimento de uma frota de ônibus movidos a hidrogênio FMG Hyzon. A Hiringa, da Nova Zelândia, confirmou a intenção de compra de até 1.500 caminhões a hidrogênio. Em 2021, a Hyzon Europe apresentou seus primeiros caminhões.

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