Kamaz-Hercules 6561 na mineração russa

Kamaz-Hercules 6561 na mineração russa

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A Kamaz e a Universidade de Moscou desenvolveram um caminhão basculante articulado que foi chamado de Kamaz-Hercules 6561. O modelo, de condução autônoma, vai rodar em pedreiras e mineração.

O desenvolvimento do caminhão basculante para aplicação em pedreiras foi realizado no âmbito de um projeto que visa a ciação de uma família de caminhões basculantes não tripulados de grande capacidade para as indústrias extrativas da Rússia, que conta com o apoio do Ministério de Ciência e de uma Universidade russa, demonstrando a importância dos investimentos públicos em educação, pesquisa e desenvolvimento.

O Kamaz 6561, denominado Hercules, é um veículo elétrico autônomo que não requer recarga de uma rede externa. O caminhão tem um motor de combustão interna que aciona um gerador elétrico e fornece energia para o motor de tração elétrico e, assim, ele recarrega a bateria. Portanto, o Kamaz 6561 é um híbrido que gera energia a partir da combustão, evitando a necessidade de uma infraestrutura de recarga para o veículo numa pedreira, por exemplo.

No caso do KAMAZ-Hercules, a recuperação de energia ocorrerá ao descer e ao subir com uma carga, sendo que a energia acumulada nas baterias ajuda o veículo a subir. Esta solução permite reduzir o consumo de combustível em 15% em comparação com um caminhão puramente diesel.

O comprimento do caminhão basculante é 10.120 mm, com largura de 3.430 mm e altura de 4.030 mm. O peso bruto do chassi é de 31 toneladas e a capacidade de carga é de 40 toneladas na configuração 6×6 de vocação fora-de-estrada em ambientes terrivelmente severos.

Para isso, o Hercules vem com o sistema ADAS nível 5, que garante a movimentação na pedreira de forma autônoma, sem a participação de motorista. Além disso, o caminhão basculante pode ser operado no modo de controle remoto e controlado pelo motorista da cabine.

O KAMAZ-Hercules tem um sistema que reduz a probabilidade de as rodas ficarem suspensas ao dirigir em terrenos acidentados e, assim, evitar uma sobrecarga acidental nos eixos, além de permitir o uso de pneus maiores.

Atualmente, a engenharia da Kamaz e da Universidade Estatal de Moscou estão trabalhando em testes com o veículo antes de colocar para rodar na vida real com alguma grande mineradora russa.

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