Mercedes-Benz eEconic: o caminhão de lixo 100% elétrico

mercedes_benz_eeconic

Canal MTED no YouTube

Os testes de laboratório do modelo urbano Mercedes-Benz eEconic estão avançando, sendo que os estudos estão focados em segurança, desempenho e durabilidade do veículo.

O eEconic deverá comprovar a eficiência das baterias e do trem de força elétrico nos climas mais intensos do verão e do inverno europeu. O veículo também está sendo submetido a teste adicionais, como medições de ruído, compatibilidade eletromagnética (EMC) e test drives em vias irregulares. Assim que os testes forem concluídos, o eEconic seguirá para a próxima etapa que é o de testes do cliente em operação na vida real.

O início da produção em série do eEconic na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth está programado para o segundo semestre de 2022. A arquitetura de veículos da eEconic se beneficia da estratégia de plataforma global da Daimler Trucks, sendo um caminhão de piso rebaixado baseado no eActros para operações de distribuição pesada. Como resultado, as especificações técnicas centrais do eEconic são em grande parte idênticas às do eActros. O eEconic, em sua configuração como um veículo de coleta de lixo, será capaz de cobrir a grande maioria das rotas típicas de coleta de lixo do Econic a diesel sem a necessidade de recarregar as baterias do motor elétrico durante o trajeto, além de ser neutro em CO2 e silencioso.

O eEconic com peso bruto de 27 toneladas será lançado para o mercado de veículo coleta de lixo na configuração 6×2. Como no eActros, o coração tecnológico do eEconic é a unidade de propulsão formada por um eixo elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. O modelo virá equipado com três baterias, cada uma com capacidade de energia em torno de 105 kWh. Ambos os motores refrigerados a líquido geram uma saída contínua de 330 kW, bem como um desempenho superior de 400 kW. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada nas frenagens, o que é bastante vantajoso numa operação de intenso anda-e-para como é a da coleta de resíduos. Ao final das rotas diárias, as baterias do caminhão elétrico podem ser recarregadas com até 160 kW na garagem do cliente. A cabine do Econic se destaca pelo amplo para-brisa e pode transportar o motorista e mais três ajudantes.

×
×

Carrinho