A nova Fiat Fiorino Endurance 1.4 2022 custa os olhos da cara!

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A nova linha 2022 da Fiat Fiorino chega em versão única ao mercado, intitulada Endurance 1.4, com design renovado e bem completinha. Também já sabemos do preço do modelo. Mas, primeiro, vamos tratar das características da nova Fioriono Endurance 1.4. Se trata de um projeto da engenharia nacional desenvolvido no Polo Automotivo de Betim (MG).

Equipada com o motor 1.4 EVO Flex, ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7), o modelo apresenta importante redução no consumo de combustível, que pode chegar a 11,8% se abastecido com gasolina ou 8,3% no etanol, obviamente que estes números dependem muito da forma de condução do motorista. Este motor entrega 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.

A transmissão mecânica de cinco velocidades vem com novos ajustes, sendo que a 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas para tornar o modelo mais eficiente nas vias urbanas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14% para facilitar manobras em ladeiras, por exemplo.

Os dispositivos de segurança também merecem destaque e incluem o controle de tração e estabilidade (ESC) de série que, por meio do Sinal de Freio de Emergência, aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras. O assistente de partida em rampa (Hill Holder) também é um dispositivo bastante útil, especialmente para veículos de carga.

Em termos de visual, a nova Fiat Fiorino Endurance 1.4 vem com novos faróis, mais afilados e com máscara negra contornados pelos para-choques, para-lamas e capô, que foram redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito. A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

Por dentro, o modelo possui novo painel com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante tem regulagem de altura de série. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros, como o espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas.

Conta com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina. As palhetas são do tipo flat-blade, que permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico e tem maior vida útil.

Para quem gosta ou precisa de temperaturas mais baixas na cabine, o ar-condicionado foi recalibrado e pode resfriar o interior em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, sendo 18% mais rápido, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.

A nova suspensão traseira utiliza eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, como na Nova Strada. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

A nova Fiat Fiorino Endurance 1.4 pode transportar até 650 kg de mercadorias e será comercializada por R$99.990.

De fato, a nova Fiorino evoluiu em relação ao modelo antecessor. Mesmo assim, como todos os veículos comercializados no Brasil, o seu custo de aquisição é altíssimo. Afinal, se trata somente de uma Fiorino, uma furgoneta útil, que tem os seus méritos, mas que, realmente, acho difícil justificar os R$ 100.000 do preço. Mesmo que se argumente a aviltante carga tributária, a margem de lucro das montadoras também é muito gorda no nosso país. Apenas fazendo uma comparação rasa, o mesmo modelo custa 10.600 Euros na Itália. Independentemente do argumento, continuo não achando justo o brasileiro pagar pelos veículos mais caros do mundo.

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