Homtruck é o caminhão 5G do futuro próximo

geely_homtruck

Canal MTED no YouTube

A Farizon Auto, marca de veículos comerciais da Geely, revelou, recentemente, a sua visão de futuro para o transporte de cargas. Se trata do Homtruck, que em termos de proposta, pode brigar diretamente com os protótipos futuristas Mercedes-Benz GenH2, o Foton Auman Galaxy, ou quem sabe, caminhões da Tesla e da Nikola. Mas, não vai demorar muito para ele chegar ao mercado chinês e internacional, como na Europa, América do Norte e países asiáticos, já que tem sua produção em série prevista para o início de 2024.

Além de seu design futurista, a cabine se destaca por ser uma casa sobre rodas, assim como naquelas cabines enormes dos famosos bicudoes norte-americanos. A diferença, eh que o Homtruck oferece a mesma proposta, com altíssimo grau de sofisticação, mas com cabine avançada e isso eh demais!  Portanto, se trata de um caminhão para longas distancias rodoviárias. Apenas para ilustrar, uma lateral da cabine será equipada com pia, fogão elétrico e área para guardar mantimentos e utensílios de cozinha, enquanto que, do outro lado, o caminhoneiro terá a comodidade de uma máquina de lavar roupas. Por fim, a parte traseira vem com cama e um banheiro.

O modelo será equipado com motorização hibrida, sendo um motor elétrico com células de combustível a hidrogênio e um a metanol. Todavia, também sabemos que outros tipos de propulsão irão compor a gama Homtruck, como um 100% elétrico com células de combustível a hidrogênio.

Segundo pesquisas próprias, a Farizon Auto identificou a necessidade de instalar uma tela sensível ao toque diretamente no volante, permitindo checar todas os dados do computador de bordo diretamente neste dispositivo. O acionamento dos sistemas de assistência também poderá ser acionados diretamente por esta tela no volante.

Mas, o motorista praticamente não deverá interagir com o Homtruck, já que ele deverá ser comercializado com tecnologia de direção autônoma nível 4, o que significa que o veículo pode fazer tudo sozinho, exceto em condições extremamente adversas de trafegabilidade, seja por razões climáticas ou topográficas.

No entanto, a condução autônoma somente será possível nos perímetros cobertos pela tecnologia de comunicações 5G, que aliás, explicamos muito bem no documentário “A Revolução 5G no Transporte”. Por exemplo, o Homtruck poderá trocar informações com a infraestrutura das chamadas cidades inteligentes, bem como com outros veículos para organizar o tráfego.

Uma tecnologia que vai ser bem da hora, será o sistema que projeta dados da viagem diretamente no para-brisa para que o caminhoneiro mantenha sempre a atenção na pista.

Mudando de assunto, mas continuando a falar de altíssima tecnologia, a marca também possui um ônibus 5g em operação na China. Neste caso, os benefícios vão daqueles já listados anteriormente, já que o 5G também permite o uso de sistema de pagamento facial, pagamento por telefone, filtros de ar, telas de infoentretenimento e usam energia verde.

A tecnologia 5G também chegou a fábrica de automóveis de passeio da Geely Auto, sendo uma das mais automatizadas e eficientes da indústria automotiva mundial. Essa é uma tendência que deve se estender, mundo afora, conforme o avanço do 5G no mundo. Se por um lado, tanta tecnologia pode ser absolutamente encantadora, por outro, ela substituirá muitos postos de trabalho nas linhas de produção.

×
×

Carrinho