Ônibus autônomo da Volvo em teste com passageiros

Volvo autonomo

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A Volvo deu início aos primeiros testes, em situação controlada, com um ônibus autônomo de 12 metros com 22 passageiros, divididos em três grupos para não prejudicar as reações durante a viagem, já que estavam sendo filmados.

Os testes estão sendo conduzidos em parceria com um grupo de estudos da Universidade Tecnológica Chalmers, de Gotemburgo, na Suécia, além da Västtrafik, que é a agencia responsável pela administração dos serviços de transporte público de Gotemburgo.

O objetivo do estudo era observar a reação e o comportamento dos passageiros durante o percurso percorrido pelo ônibus autônomo da Volvo, bem como entender a visão dessas pessoas sobre como a tecnologia pode afetar a mobilidade futura. Segundo os participantes, o primeiro teste foi “emocionante, seguro e confortável”.

O veículo circulou pela pista de teste AstaZero e enfrentou diferentes situações de tráfego ao longo do caminho, como uma rotatória, pegou um passageiro em um ponto de ônibus e conviveu de forma segura com um carro, um ciclista e um pedestre com carrinho de bebê.

A participante Elin Wadström disse que não pensou muito sobre o fato de que não havia ninguém atrás do volante, era como uma viagem normal de ônibus, sem qualquer solavanco, surpreendeu as suas expectativas. Acho que o ônibus lidou muito bem com todas as situações de trânsito. Para mim, como passageira, parecia seguro. Espero que a tecnologia faça o que deve”.

O ônibus autônomo da Volvo foi apresentado em 2018 e passou por testes bem-sucedidos n a Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. Mas, apesar da tecnologia já existir, ainda é preciso muito cuidado e aperfeiçoar a capacidade de decisões do sistema de direção autônoma.

Como parte de seu trabalho de desenvolvimento e pesquisa em automação, a Volvo Buses está testando um conceito de suporte autônomo ao motorista que o auxilia em situações de alta precisão e segurança, como aproximação e parada em um ponto de ônibus, por exemplo.

O sistema regula a velocidade do ônibus e dirige automaticamente, permitindo que o motorista se concentre no que está acontecendo ao redor do ônibus. Portanto, a Volvo acredita que a tecnologia de condução autônoma pode simplificar bastante a operação do veículo, que exige muita atenção do motorista em situações complexas de tráfego.

A Universidade Tecnológica Chalmers, a de Gotemburgo, pesquisou como os motoristas de ônibus reagem ao conceito de suporte autônomo. Dez motoristas testaram um total de 250 abordagens autônomas em um ponto de ônibus enquanto eram filmados para ver se sua atenção e movimentos corporais mudavam ao longo do tempo. Os profissionais também tiveram que responder um questionário e foram entrevistados antes e depois de dirigir.

Os resultados mostram que os motoristas do estudo foram geralmente positivos. Eles demonstraram grande aceitação do sistema e o consideraram seguro e conveniente de usar. O estudo revelou que eles veem muitos benefícios potenciais para o sistema, como uma abordagem ao ponto de ônibus mais fácil e precisa. Afinal, quando os motoristas não precisam se concentrar em estar à distância certa da calçada ou da plataforma de embarque e desembarque, eles podem prestar atenção em coisas que aumentam a segurança dos passageiros dentro e fora do ônibus. De forma geral, os condutores também acreditam que o sistema pode contribuir para uma melhor ergonomia com menos tensão no pescoço e nos ombros.

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