Passeando pelos Alpes, com bateria e hidrogênio

Mit Batterie und Wasserstoff auf Alpentour – CO2-neutrale Lkw von Daimler Truck zeigen ihr Können 

Touring the alps with battery and hydrogen – CO2-neutral trucks from Daimler Truck demonstrate their capabilities

Caminhões neutros em CO2 da Daimler Truck demonstram suas capacidades, rodando no Tirol em altitudes de até 1.560 metros acima do nível do mar

Protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível à base de hidrogênio e do trator Mercedes-Benz eActros 300 elétrico a bateria rodaram em condições extremas.O GenH2 é desdobramento da joint venture Cellcentric, firmada com a Volvo.

Localmente, os caminhões neutros em CO2 da Daimler Truck concluíram com sucesso rodagens de demonstração até uma altitude de 1.560 metros no coração da paisagem alpina do Tirol. Dois protótipos variantes do Mercedes-Benz GenH2 Truck com um acionamento de célula de combustível à base de hidrogênio e um trator Mercedes-Benz eActros 300 elétrico a bateria de nível de produção para transporte de distribuição foram implantados.

Com estes veículos, a Daimler Truck demonstra que os diferentes casos de utilização para os clientes podem ser cobertos de forma otimizada por ambas as tecnologias de acionamento neutro em CO2. Para alcançar esse objetivo, a empresa definiu claramente seu rumo estratégico e está consistentemente perseguindo uma estratégia de pista dupla na eletrificação de seu portfólio com acionamentos elétricos a bateria e baseados em hidrogênio.

Dr. Dalibor Dudic, Chefe de Projetos de Veículos Mercedes-Benz Trucks, Daimler Truck AG, é bastante direto: “Os sistemas de acionamento baseados em hidrogênio e baterias são essenciais para garantir um transporte completamente livre de emissões no futuro. No transporte de distribuição, o eActros elétrico a bateria já está em uso regular por muitos clientes em toda a Europa. Com o eActros LongHaul, estamos na reta final para a produção em série para transporte de longa distância planificável. Na segunda metade da década, a versão em série do nosso caminhão de célula de combustível GenH2 seguirá para casos de uso particularmente desafiadores. Mostramos aqui no Tirol que ambas as tecnologias de acionamento podem funcionar de forma completamente confiável e eficaz.”

A Daimler Truck enviou dois protótipos variantes de seu Mercedes-Benz GenH2 Truck em turnê no Tirol. Durante vários dias, a variante movida a hidrogênio líquido percorreu uma rota de 70 km entre Innsbruck e Brenner Pass. Com cerca de 2,5 milhões de trânsitos de camiões por ano, o Brenner Pass é uma das principais artérias do transporte de mercadorias europeu. A combinação veículo/reboque foi carregada com um peso bruto combinado de 40 toneladas para as viagens.

Ao mesmo tempo, outro protótipo do GenH2 Truck, movido a hidrogênio gasoso, percorreu uma rota de 40 km entre Innsbruck e a vila Axamer Lizum, localizada a uma altitude de 1.560 m acima do nível do mar. Aqui, a implantação da célula a combustível foi demonstrada em várias altitudes em uma topografia exigente. O veículo foi reabastecido em uma estação de reabastecimento de hidrogênio administrada pela empresa austríaca de alimentos MPREIS. Em sua própria instalação de eletrólise, a MPREIS produz hidrogênio verde diretamente no local, usando energias renováveis na sede da empresa em Völs e o disponibilizou à Daimler Truck para seus testes e demonstrações.

No desenvolvimento de acionamentos à base de hidrogênio, a Daimler Truck prefere o hidrogênio líquido. Neste estado agregado o transportador de energia tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume em comparação com o hidrogênio gasoso. Como resultado, mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta significativamente o alcance e permite um desempenho comparável do veículo com o de um caminhão a diesel convencional.

O objetivo de desenvolvimento do GenH2 Truck pronto para série é uma autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais. Isso torna o caminhão adequado para aplicações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte pesado de longa distância. O início da produção em série de caminhões à base de hidrogênio está previsto para a segunda metade da década.

A variante do trator eActros 300 completou testes de implantação regulares e práticos em Innsbruck e arredores. O veículo é compatível com todos os semirreboques europeus comuns, tendo em conta o comprimento total permitido permitido da combinação tractor/reboque. O trator de semirreboque elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três baterias, cada uma com uma capacidade instalada de bateria de 112 kWh[i], permitem uma autonomia de até 220 km[ii] com uma única carga de bateria.

O trator eActros 300 pode ser carregado com até 160 kW: As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem carregadas de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido DC padrão com uma corrente de carregamento de 400 A[iii]. Como parte de uma série de testes, o caminhão elétrico já negociou com sucesso o Arlberg Pass na Áustria no ano passado. Algumas seções dos testes foram realizadas a uma altitude de mais de 1.800 metros acima do nível do mar. A produção em série do caminhão semirreboque está programada para começar no outono deste ano.

O eActros LongHaul tem um alcance de cerca de 500 km com uma única carga e deve atingir a maturidade em série já em 2024. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes caracterizam-se, sobretudo, por uma longa vida útil. As baterias do eActros LongHaul de produção podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em bem menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt.

Como um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck se comprometeu com o Acordo Climático de Paris. O objetivo é oferecer exclusivamente novos veículos neutros em carbono em nossos principais mercados globais (EU30, EUA, Japão) até 2039. Os caminhões elétricos a bateria são a escolha ideal para o transporte de distribuição, bem como para o transporte de longa distância com implantação regular em rotas planificáveis com distâncias adequadas e opções de carregamento.

No entanto, os acionamentos baseados em hidrogênio poderiam ser uma solução melhor, especialmente para implantações muito flexíveis e particularmente exigentes em transporte pesado e transporte de longa distância. Além disso, a disponibilidade de infraestruturas adequadas e eletricidade verde suficiente são cruciais para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões. A Daimler Truck está convencida de que a cobertura rápida e otimizada em termos de custos desta procura de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.

 

 

 

 

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