Joint-venture Volvo/Mercedes já tem sua célula de combustível

Volvo fuelcell

Suecos e alemães já avançam em testes práticos no projeto Cellcentric

A Volvo Trucks levou seu caminhão elétrico com célula de combustível para a Suécia, para testá-lo em vias públicas pela primeira vez. O produto acabado cairá na estrada na segunda metade da década. A fabricante sueca não dá detalhes sobre os testes atuais, exceto que os caminhões estão operando sete dias por semana e em todos os tipos de clima. As duras condições nas estradas públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, tornam o ambiente ideal para testes, que estão indo bem.

O fabricante sueco de veículos comerciais apresentou o FCEV pela primeira vez no ano passado. Naquele momento, os protótipos prontos para a estrada, com a distinta unidade de abastecimento de hidrogênio atrás da cabine do motorista eram testados apenas em pistas fechadas. A pilha de tanques de hidrogênio atrás da cabine do motorista, na geração atual, foi melhor integrada visual e aerodinamicamente com uma carenagem.

A Volvo Trucks fez parceria com a Daimler Trucks para desenvolver e produzir o sistema de célula de combustível, estabelecendo a joint  venture Cellcentric. Ela produzirá células de combustível e sistemas de células de combustível sob medida para veículos comerciais pesados ​​na Alemanha. No entanto, os dois fabricantes estão adotando abordagens diferentes: a Daimler Trucks prefere o hidrogênio líquido, enquanto a Volvo Trucks quer armazenar o hidrogênio como gás em tanques pressurizados.

A Volvo Trucks continua discreta, referindo-se apenas a detalhes técnicos já anunciados na apresentação, notadamente que o camião H2 está equipado com duas células de combustível, que geram até 300 kW de eletricidade. Na ocasião da apresentação, a Volvo Trucks também disse que o veículo teria autonomia de até 1.000 quilômetros – informação que não repetiu desta vez.

No entanto, menciona em seu comunicado que os veículos são adequados para tarefas de transporte mais longas e poderão ser utilizados quando a utilização apenas de baterias não for uma opção, como em zonas rurais sem infraestrutura de carregamento. Assim, em situações semelhantes aos testes agora realizados na Suécia.

A Volvo já oferece seis modelos de caminhões com acionamento elétrico a bateria. Um deles, o FH Electric, também serviu de base para o protótipo da célula de combustível. Ainda não se sabe quantos ou quais de seus caminhões elétricos a bateria a Volvo também oferecerá futuramente com uma opção de célula de combustível.

Tudo o que foi confirmado até agora é que estes veículos deverão estar disponíveis na segunda metade desta década. Como de costume na indústria, os testes práticos e de frota com transportadores ocorrerão vários anos antes do lançamento no mercado. Mas ainda não há maiores detalhes sobre isso.

 

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