Novos DAF XG+, XG e XF de nova geração

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Ruptura. Essa, talvez, seja a melhor expressão que defina este grande lançamento da DAF para o mercado europeu. Ruptura porque, para atender as novas exigências da União Europeia com relação a eficiência energética e visibilidade da cabine, a DAF que não tem um histórico de pioneirismo na indústria de caminhões, foi a primeira a apresentar uma geração de produtos que aponta para este futuro. Sim, devemos ver novas gerações de outras montadoras também num futuro não tão distante.

Já sei que boa parte das pessoas vão perguntar: quando chega no Brasil? Vai demorar. Vai demorar porque a DAF acabou de fazer grandes investimentos para atualizar as linhas XF e CF, lançadas nos começos de 2020 e 2021 no mercado brasileiro. Tem outros motivos também. Mas, como o Brasil adota um modelo de transporte muito parecido com o que é praticado na União Europeia, a tendência é de que o nosso país caminhe nesta direção em algum momento.

Agora, a DAF saiu na frente com o lançamento da sua nova geração de cabines para o conhecido modelo XF, bem como para as supernovidades do XG e XG+, que promete entregar uma performance 10% superior em consumo de diesel sobre a geração que conhecemos.

Visualmente, os novos caminhões ficaram muito bonitos e que apresentam como destaques, a nova grade frontal, com linhas mais definidas e com uma tela atrás que lembra a Volvo, conferindo um design muito mais moderno. Maior área envidraçada, melhorando a visibilidade do caminhoneiro. Na porta, podemos ver uma janela fixa com vista para o meio-fio, que mostra um passo adiante na inovação da cabine. Os espelhos possuem novo forma aerodinâmico. As bordas da parte dianteira parecem mais integradas a parte lateral da cabine, melhorando o fluxo de ar e quebrando a estética tradicional da dianteira parecer uma parte independente do restante da cabine, sendo muitas vezes mais largo do que o espaço entre as laterais.

O comprimento da cabine ficou 330 centímetros mais longo na comparação com o XF que conhecemos. Sua estrutura é feita em aço de alta resistência. O acabamento interno é feito de couro ecológico macio. Todo o conjunto ótico é de LED e, dentro da cabine, há diferentes tons e cores a disposição do motorista. Possui para-brisa curvo, excelente vedação, câmeras digitais em vez de espelhos, seu foi motor otimizado e fluxo de ar sob a cabine também foi melhorado.

Os motores que equipam as três novidades são o PACCAR MX-11 e MX-13 com transmissão automática ZF TraXon. Os intervalos de manutenção da primeira revisão aumentaram para 200.000 quilômetros ou uma vez por ano.

Voltando a falar do interior das novas cabines DAF, o modelo XG+ é, seguramente, a maior de toda a indústria de caminhões com 12,5 m3 de espaço interno, o que pode representar até 14% mais do que o concorrente mais espaçoso. Seu painel de instrumentos é 100% digital. A cama mede 2.220 mm x 800 mm de largura nos modelos XG e XG +.

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