Volkswagen e Daimler unidas pelo lítio do Atacama

salar_atacama

Canal MTED no YouTube

A “Parceria de Lítio Responsável” é um projeto que envolve a exploração e gestão de recursos naturais, incluindo o lítio por quatro megacorporações europeias: Grupo Daimler, Grupo Volkswagen, BASF e Fairphone.

A exploração do lítio acontece no Salar de Atacama, uma famosa área de deserto de sal, no Chile. Entretanto, as empresas da “Parceria de Lítio Responsável” pretendem dialogar com as partes interessadas locais, gerando e sintetizando fatos científicos e buscando soluções de forma participativa.

Devido à expansão da mobilidade elétrica e da digitalização, a projeção é de que a demanda por lítio, como material-chave em baterias, cresça bastante nos próximos anos. As maiores reservas de lítio do mundo e grande parte da produção total estão localizadas, justamente, no Salar de Atacama.

O problema é que o ecossistema da região é frágil e não há consenso sobre os impactos e riscos da mineração de lítio e outras atividades econômicas na região. Os riscos potenciais derivados da exploração podem prejudicar os ecossistemas e afetar os meios de subsistência locais. Lidar com esses riscos relacionados à água de forma eficaz requer a colaboração das partes interessadas, já que a decisão de minerar a região já está tomada por uma necessidade econômica internacional.

A Sociedade Alemã para Cooperação Internacional, comissionada pelas empresas, coordenará a parceria buscando encontrar um terreno comum através da construção de uma plataforma de múltiplas partes interessadas entre todos os atores relevantes na bacia do Salar, que contemplam grupos da sociedade civil, comunidades indígenas, instituições governamentais, empresas de mineração, entre outras.

A “Parceria de Lítio Responsável” se propõe a firmar um entendimento comum de uma visão compartilhada de futuro para a bacia hidrográfica do Salar do Atacama, bem como estabelecer as primeiras etapas de implementação. Este projeto começará em breve e tem uma duração planejada de dois anos e meio e, segundo as empresas envolvidas, não pretende facilitar o abastecimento de lítio nem a compra ou venda de qualquer mineral bruto.

A Parceria de Lítio Responsável mostra que, nas cadeias de valor altamente interconectadas de hoje, a conduta empresarial responsável não se baseia apenas na colaboração com parceiros de negócios, mas também no envolvimento construtivo com governos e a sociedade civil. Essa tem sido uma demanda cada vez mais latente da sociedade em todo o planeta.

×
×

Carrinho