Novos Caminhões impulsionam crescimento do Grupo Paccar no mundo com as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt

daf_factory

“A PACCAR relatou receitas anuais e lucro líquido recorde em 2022”, disse Preston Feight, Diretor Executivo. “Os excelentes resultados da PACCAR refletem a forte demanda por novos modelos de caminhões de qualidade premium da DAF, Peterbilt e Kenworth em todo o mundo, lucros recorde no mercado de peças de reposição e forte desempenho dos serviços financeiros. Estou muito orgulhoso de nossos colaboradores e revendedores que entregaram excelentes caminhões e soluções de transporte a nossos clientes”.

A PACCAR obteve receitas trimestrais de US$ 8,13 bilhões no quarto trimestre de 2022, em comparação com os US$ 6,69 bilhões reportados no mesmo período em 2021. A empresa obteve US$921,3 milhões (US$ 2,64 por ação diluída) no quarto trimestre de 2022, 78% acima dos US$ 518,7 milhões (US$1,49 por ação diluída) obtidos no quarto trimestre de 2021. A PACCAR obteve uma receita de US$ 28,82 bilhões em 2022, comparado à receita de US$ 23,52 bilhões em 2021. A empresa obteve US$ 3,01 bilhões (US$ 8,63 por ação diluída) em 2022, comparado a US$ 1,87 bilhão (US$ 5,35 por ação diluída) obtidos em 2021.

“A PACCAR está fabricando a mais abrangente nova linha de caminhões de sua história, incluindo os novos caminhões pesados DAF XG+, XG, XF e XD que foram considerados Caminhão Internacional do Ano, novos caminhões pesados Peterbilt 579 e Kenworth T680 que apresentam grandes melhorias aerodinâmicas e tecnológicas e os novos caminhões médios Kenworth e Peterbilt. Esses veículos oferecem qualidade premium, excelente eficiência de combustível e baixos custos operacionais para nossos clientes. A PACCAR também está investindo na próxima geração de produtos e tecnologias para melhorar ainda mais a eficiência operacional de nossos clientes. Esses
investimentos incluem caminhões elétricos a bateria Kenworth, Peterbilt e DAF, motores de combustão interna a hidrogênio e célula de combustível, soluções telemáticas PACCAR Connect aprimoradas, e desenvolvimento contínuo da Plataforma de Veículos Autônomos PACCAR”, acrescentou Feight.

Dividendos da PACCAR

A PACCAR declarou dividendos em dinheiro de US$ 4,19 por ação durante 2022. Isso incluiu um dividendo extra em dinheiro de US$ 2,80 por ação pago em 5 de janeiro de 2023. A PACCAR também declarou um dividendo em ações de 50% em dezembro e emitirá as novas ações em 7 de fevereiro de 2023, após o que o dividendo trimestral
regular em dinheiro será aumentado para US$ 0,25 por ação. “A PACCAR tem gerado excelentes retornos aos acionistas e lucro líquido anual devido a seus veículos de qualidade premium líderes da indústria, forte crescimento de suas peças de reposição e serviços financeiros e uso inovador de tecnologia”, compartilhou Mark Pigott, Presidente Executivo. A PACCAR propiciou um retorno total aos acionistas de 17,1%, incluindo dividendos regulares trimestrais e extras pagos em dinheiro, em 2022.

Destaques Comerciais – 2022

  • A PACCAR obteve seu 84º ano consecutivo de lucro líquido.
    A PACCAR entregou 185.900 veículos em todo o mundo.
    A DAF lançou a nova geração de caminhões de distribuição e vocacionais DAF
    XD, que ganhou o prestigioso prêmio Caminhão Internacional do Ano de 2023.
    O caminhão DAF XF ganhou o prêmio de Caminhão de Frota do Ano do Reino Unido pelo quarto ano consecutivo.
    A PACCAR recebeu a classificação elite “A” da CDP por suas práticas ambientais, colocando a empresa entre 1,5% das primeiras dentre as mais de 18.000 empresas que participam do relatório em todo o mundo.
    A Kenworth foi homenageada com o prêmio Clean Energy Entrepreneur Award (Prêmio Empreendedor de Energia Limpa), pela Clean & Prosperous Washington, um grupo ambiental do estado de Washington.
    A PACCAR foi homenageada como a Melhor Empresa para Mulheres Trabalharem em Transportes, em 2022, pela Women in Trucking Association.
    Kenworth e Peterbilt conquistaram seis Prêmios de Liderança em Produção da Associação Nacional de Fabricantes.

Destaques Financeiros – Quarto Trimestre de 2022

  • Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2022
    incluem:
    Receita consolidada recorde de US$ 8,13 bilhões.
    Lucro líquido recorde de US$ 921,3 milhões.
    Receita da PACCAR Parts de US$ 1,47 bilhão.
    Receita recorde da PACCAR Parts antes de impostos de US$ 379,5 milhões.
    Lucro recorde da PACCAR Financial Services antes dos impostos de US$ 151,3 milhões.
    Caixa fornecido por operações de US$ 1,25 bilhão.

Destaques Financeiros – Ano Completo de 2022

  • Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante 2022 incluem:
    Receita consolidada recorde de 28,82 bilhões de dólares.
    Lucro líquido recorde de US$ 3,01 bilhões.
    Retorno após impostos de 10,4% sobre a receita.
    Receita recorde da PACCAR Parts de US$ 5,76 bilhões.
    Receita recorde da PACCAR Parts antes dos impostos de US$ 1,45 bilhão.
    Ativos de serviços financeiros de US$ 17,18 bilhões.
    Volume de novos negócios de Serviços Financeiros de $ 6,2 bilhões de dólares.
    Receita recorde de serviços financeiros antes de impostos de US$ 588,9 milhões.
    Caixa fornecido por operações de $3,03 bilhões de dólares.
    Dividendos recordes declarados de US$ 1,46 bilhão.
    Emissão de notas de médio prazo de US$ 3,05 bilhões.
    A PACCAR investiu US$846,2 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.
    Patrimônio líquido recorde de US$ 13,17 bilhões.

Mercados Globais de Caminhões

“Bons mercados de frete e uma maior idade da frota estão impulsionando uma forte demanda por caminhões Kenworth e Peterbilt com baixo consumo de combustível. As vendas de varejo da indústria de caminhões classe 8 nos EUA e Canadá foram de 283.500 unidades em 2022. A Kenworth e a Peterbilt atingiram uma participação de
mercado de 29,8% em 2022 em comparação com 29,2% em 2021”, disse Darrin Siver, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. “Os novos veículos Kenworth T680 e Peterbilt 579 proporcionam aos clientes até 7% de aumento na eficiência do combustível, o que melhora seu desempenho operacional e beneficia o meio ambiente”. Estima-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 dos EUA e do Canadá estejam em
uma faixa de 270.000-310.000 caminhões em 2023.

“A demanda por caminhões na Europa foi forte em 2022 devido ao bom crescimento econômico europeu”, disse Harald Siedel, Presidente da DAF. “A DAF atingiu um recorde de participação de mercado acima de 16 toneladas em 2022, de 17,3%, comparado a 15,9% em 2021, demonstrando o sucesso da nova geração de caminhões DAF XG+, XG, XF e XD”. Os registros europeus de caminhões acima de 16 toneladas foram de 297.500 caminhões em 2022. Estima-se que os registros da indústria europeia de caminhões no mercado acima de 16 toneladas em 2023 fiquem na faixa de 270.000- 310.000 caminhões.

O novo caminhão DAF XD ganhou o prêmio Caminhão Internacional do Ano de 2023, julgado por um júri independente dos principais jornalistas de transporte europeus. Harald Seidel, Presidente da DAF, comentou: “O novo caminhão DAF XD representa uma nova geração de veículos de distribuição e vocacionais. O versátil DAF XD está disponível como trator ou caminhão rígido com motor PACCAR de alto desempenho. A DAF também introduziu o caminhão DAF XDC, que foi projetado especificamente para segmentos de construção e vocacionais e apresenta configurações de dois, três ou quatro eixos com um ou dois eixos de tração”. A DAF é o único fabricante de caminhões a introduzir uma nova geração de caminhões utilizando plenamente os novos regulamentos europeus para massas e dimensões de caminhões, resultando em uma gama de caminhões altamente atraentes e aerodinâmicos que apresentam eficiência de combustível, segurança e cabine luxuosa para conforto do motorista.
O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas era de 138.300 veículos em 2022, há projeção de que fique na faixa de 125.000-135.000 caminhões em 2023. A DAF Brasil alcançou uma participação de mercado recorde de 6,9% no Brasil acima do mercado de 16 toneladas em 2022, comparada a 5,7% em 2021.

PACCAR Parts Atinge Recorde de Receitas e Lucros

A PACCAR Parts obteve um lucro trimestral recorde de US$ 379,5 milhões antes dos impostos, 23% acima dos US$ 309,5 milhões obtidos no quarto trimestre de 2021. A receita do quarto trimestre de 2022 foi de US$ 1,47 bilhões em comparação com os US$ 1,31 bilhão registrados no quarto trimestre de 2021. A PACCAR Parts obteve uma receita anual recorde antes dos impostos de US$ 1,45 bilhão, 31% maior do que os US$ 1,11 bilhão obtidos em 2021. A receita anual foi recorde de US$ 5,76 bilhões em comparação aos US$ 4,94 bilhões em 2021. Laura Bloch, Vice-Presidente da PACCAR e Gerente Geral da PACCAR Parts, disse: “A PACCAR Parts propicia uma forte rentabilidade em todas as fases do ciclo comercial. O crescimento a longo prazo da PACCAR Parts reflete os benefícios dos investimentos em novos centros de distribuição de peças (PDCs), tecnologias como o comércio eletrônico e estoque gerenciado de revendedores, o sucesso da TRP com peças de todas as marcas e lojas TRP, e uma população crescente de veículos PACCAR integrados e conectados com motores PACCAR MX”.

Os PDCs globais da PACCAR Parts dão suporte a mais de 2.300 revendedores DAF, Kenworth e Peterbilt em vendas, peças e locais de serviço. A PACCAR Parts abriu um novo PDC de 24.155 metros quadrados em Louisville, Kentucky, em 2022 para melhorar ainda mais a disponibilidade de peças para clientes e revendedores.

PACCAR Serviços Financeiros Obtém Lucros Trimestrais Recordes

A PACCAR Financial Services (PFS) obteve lucro trimestral recorde de $ 151,3 milhões em 2022, comparado aos $ 134,6 milhões obtidos no quarto trimestre de 2021. A receita do quarto trimestre de 2022 foi de US$ 394,8 milhões em comparação com US$ 390,4 milhões no mesmo trimestre de 2021. A PFS obteve um lucro recorde de US$ 588,9 milhões antes dos impostos em 2022, comparado aos US$ 437,6 milhões obtidos em 2021. A receita da PFS foi de US$ 1,51 bilhão em 2022, em comparação com US$ 1,69 bilhão obtidos em 2021. “A PFS obteve excelentes resultados devido à qualidade de sua carteira e ao forte desempenho dos caminhões usados. A PFS está alavancando investimentos em seus 13 centros mundiais de caminhões usados para vender um número maior de caminhões usados a preços de varejo mais altos, e abriu uma nova instalação de caminhões usados em Madri, Espanha em 2022”, disse Todd Hubbard, Vice-Presidente da PACCAR. Os valores de revenda de caminhões da Kenworth e da Peterbilt têm ágio de 10 a 20% sobre os caminhões dos concorrentes. A PFS tem uma carteira de 217.000 caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 17,18 bilhões. A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões de serviço completo na América do Norte e Europa com uma frota de mais de 40.000 veículos, está incluída neste segmento. “O forte balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permite à PFS oferecer financiamento de varejo competitivo às concessionárias e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF em 26 países em quatro continentes”, disse Craig Gryniewicz, Presidente da PACCAR Financial Corp. “A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de dívida, emitindo US$ 3,05 bilhões em notas de médio prazo durante 2022”.

Investimentos de Capital e P&D em Produtos, Tecnologias e Instalações

Os lucros consistentes a longo prazo, balanço sólido e intenso foco na qualidade, tecnologia e inovação da PACCAR permitiram à empresa investir $7,3 bilhões em instalações de classe mundial, produtos da próxima geração e tecnologias de ponta durante a última década. A PACCAR investiu US$ 505,0 milhões em projetos de capital
e US$ 341,2 milhões em despesas de pesquisa e desenvolvimento em 2022. Harrie Schippers, Presidente e Diretor Financeiro, disse: “As despesas de capital estão previstas na faixa de US$ 525 a US$ 575 milhões e as despesas de pesquisa e desenvolvimento estão estimadas na faixa de US$ 360 a US$ 410 milhões em 2023. A PACCAR está aumentando seu investimento em tecnologias limpas de próxima geração de diesel e de trem de energia elétrica, sistemas de condução autônomos, serviços de veículos conectados, capacidades avançadas de fabricação e distribuição”.

PACCAR Expõe Caminhões Elétricos e Autônomos na CES 2023

A PACCAR lidera a indústria de veículos comerciais elétricos e autônomos, e exibiu três veículos com estas tecnologias inovadoras na feira de tecnologia CES em Las Vegas este mês. Os veículos expostos eram uma bateria elétrica Peterbilt 579EV, uma célula de combustível de hidrogênio Kenworth T680E e um Peterbilt modelo autônomo 579.

A bateria elétrica Peterbilt 579EV é ideal para distribuição regional e aplicações de dragagem portuária, e está atualmente em produção. A segunda geração da célula a combustível de hidrogênio Kenworth T680E foi desenvolvida em colaboração com a Toyota e é utilizada para avaliar o desempenho do trem de força da célula a
combustível. O Peterbilt 579 autônomo está equipado com a plataforma de veículos autônomos PACCAR e configurado com o sistema de auto acionamento desenvolvido pela Aurora. “Esses veículos de tecnologia avançada Kenworth e Peterbilt são ecologicamente corretos e foram projetados para melhorar as operações de nossos
clientes”, disse John Rich, Diretor de Tecnologia da PACCAR.

PACCAR Expõe Caminhões Elétricos e Autônomos na CES 2023

A PACCAR anunciou este mês uma nova colaboração para integrar a tecnologia de Veículo Virtual da Platform Science nos caminhões Kenworth e Peterbilt usando o sistema telemático PACCAR Connect. A solução PACCAR Connect e Virtual Vehicle integrada oferecerá aos clientes um sistema operacional de telemática de última geração
e uma loja de aplicativos, permitindo aos clientes acessar soluções de software, dados de veículos em tempo real e aplicativos de terceiros.

O novo sistema da PACCAR reduzirá a exigência de múltiplos dispositivos de telecomunicações e aumentará a produtividade dos clientes. Lily Ley, Diretora de Informática da PACCAR, disse: “Estamos ansiosos para colaborar com a equipe da Platform Science para criar a solução mais fácil de usar, personalizável e produtiva do
setor de caminhões conectados”.

×
×

Carrinho