Cavalo mecânico elétrico JAC: concorrente da Tesla vem da China

JAC

A JAC Heavy Trucks apresentou um novo cavalo mecânico elétrico, com o complicado nome de JAC HFC4259SEV01.

A cabine aerodinâmica da novidade lembra o caminhão elétrico Tesla Semi. O “chinês” elétrico foi desenvolvido em conjunto com a Lionbridge e a Baidu. É equipado com dois motores elétricos síncronos TZ310XS-LKM0823, com potência de 246 kW cada. As baterias de fosfato de ferro e lítio Ningde Times são usadas como fontes de energia. O peso bruto do caminhão é de 11 toneladas e, segundo o fabricante, ele é capaz de puxar uma composição rodoviária de quase 38.000 kg. Quanto a novidade pode dirigir com uma única carga não é relatado, mas quando comparado com modelos semelhantes, por exemplo, com o caminhão elétrico Yutong, então nesta versão podemos falar de uma reserva de energia de cerca de 300 km.

Os motores elétricos do novo pesadão JAC podem produzir 492 quilowatts (KW) de potência, equivalente a 668 cv. As baterias são de fosfato de ferro e lítio, fabricadas pela CATL.

O mercado de caminhões elétricos segue crescendo, e espera-se que essa tendência continue. O caminhão Semi é considerado um dos modelos mais avançados e inovadores do setor e a Tesla, sua fabricante, um dos grandes nomes.

A novidade mais recente é o JAC HFC4259SEV01, o primeiro a enveredar pelo mesmo estilo do Tesla Semi. Em recene evento promovido pelo governo chinês, a JAC exibiu o caminhão totalmente elétrico com o nome um pouco estranho para um produto que pretende ser facilmente lembrado, o JAC HFC4259SEV01. O veículo foi desenvolvido, como tem sido comum em iniciativas na China, através de uma colaboração entre diferentes empresas, como  Lionbridge, Baidu, Suzhou Green Control e CATL.

A marca chinesa não divulgou as especificações do veículo, mas percebe-se que a cabine do JAC HFC4259SEV01 deve ser um pouco menor que a do Tesla Semi, mas claramente segue o mesmo estilo. O para-brisa é inclinado para favorecer a aerodinâmica, o que influi na autonomia das baterias. O veículo tem espelhos retrovisores convencionais, com o espelho dianteiro  posicionado abaixo do para-brisa, aproveitando a inclinação da cabine.

Os motores elétricos do cavalinho JAC são fornecidos pela Suzhou Green Control, oferecendo 492 quilowatts (KW) de potência, equivalente a 668 cv. As baterias são de fosfato de ferro e lítio, fornecidas pela CATL.

Essa configuração garante uma autonomia superior a 200 quilômetros, enquanto o Tesla propõe 800 km. Em mais um indicativo de que foi inspirado no Tesla Semi, o cavalinho JAC tem um peso vazio de 11 toneladas, e sua capacidade de tração é de aproximadamente 38 toneladas, configurando-o no mesmo padrão usado na América do Norte.

Como os dados técnicos não foram fornecidos, imagina-se que estejam nos detalhes as principais diferenças entre os produtos de Tesla e JAC, que terá um longo caminho a percorrer com seu caminhão elétrico para acompanhar o nível de inovação e desenvolvimento do concorrente.

A competição no mercado de caminhões elétricos está ficando cada vez mais acirrada, e é provável que vejamos mais fabricantes entrar nessa área nos próximos anos.

 

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