Van autônoma, com estilo e tecnologia

221221_HOLON_PR-01_NY-Left

A Holon, empresa do grupo Benteler, apresenta o primeiro veículo autônomo do mundo totalmente construído sob normas automotivas

O veículo foi desenvolvido para combinar sustentabilidade, inclusão, conforto e segurança, com design da Pininfarina, um parceiro de longa data da Holon. O projeto também teve parcerias com Mobileye, Beep e Cognizant Mobility, entre outros e conta com projetos-piloto em preparação para os EUA e Alemanha. O Início da produção nos EUA está planejado para o final de 2025.

Holon, a nova marca do Grupo Benteler, apresentou seu veículo  autônomo, totalmente elétrico e inclusivo pela primeira vez na Consumer Electronics Show (CES) 2023 em Las Vegas. O veículo é o primeiro autônomo do mundo construído para atender aos padrões do setor automotivo. Em outras palavras, um destaque em segurança, passeio, conforto e qualidade de produção.

O veículo Holon opera de forma autônoma e até uma velocidade máxima de 60 km/h (37mph). Tem um alcance de cerca de 290 quilômetros (180 milhas). Marco Kollmeier, Diretor Geral da Holon: “Nosso carro é uma resposta às megatendências sociais: urbanização, alterações climáticas, demografia – a mobilidade precisa mudar. Com o nosso projeto, estamos provando que o passageiro pode estar mais livre de emissões, seguro, confortável e inclusivo do que em qualquer outro modo de transporte.”

A Holon está perseguindo o objetivo de permitir que todos se beneficiem igualmente das liberdades oferecidas pela mobilidade. O carro é, portanto, projetado a partir do solo até ser uma solução inclusiva. Portas elétricas de asa dupla com sensores fotoelétricos, uma extensão automática e uma rampa com função de abaixamento estão incluídos como padrão para acesso sem dificuldades. A fixação automática de cadeiras de rodas dentro do veículo combina conforto com segurança. Informações em Braille e um guia audiovisual fornecem apoio adicional para pessoas com deficiência visual durante a viagem.

O veículo é classificado como SAE Nível 4 e baseado no Mobileye Drive™, o principal sistema comercial de direção autônoma da indústria. “Nosso sistema de condução autônoma é projetado para fazer conceitos de mobilidade inovadores possíveis – como o carro da Holon. Ver o veículo ganhar vida é a prova da robustez e escalabilidade da nossa abordagem”, diz Johann Jungwirth, vice-presidente sênior, Veículos Autônomos na Mobileye.

A escalabilidade do Holon é assegurada por um tripé de recursos que ajudam o veículo a tomar as decisões certas na estrada: um sistema de detecção avançado, que faz uso de diferentes sensores, uma tecnologia de mapeamento inovadora, bem como uma tecnologia formal como modelo de política de condução. A combinação destas tecnologias fazem do veículo Holon um destaque do setor em conceito de mobilidade.

A sustentabilidade é parte integrante da marca Holon. O veículo é, portanto, completamente acionado eletricamente. As atualizações over-the-air garantem que o veículo esteja sempre atualizado, sem a necessidade de visitas regulares a oficinas. Ao longo do desenvolvimento, a ênfase tem sido colocado no uso de materiais sustentáveis.

As áreas de aplicação para o veículo são serviços sob demanda, como carona, mas também serviços agendados. O primeiro projeto-piloto já foi anunciado: na Alemanha, com a Hochbahn de Hamburgo, a segunda maior empresa de transporte de massa do país.

Nos EUA, o provedor de mobilidade Beep será responsável pela implementação dos primeiros veículos. Outras áreas de aplicação e, portanto, outros clientes incluem instituições privadas, como campi de escolas, aeroportos e parques nacionais.

O veículo chama a atenção com um assimétrico design que combina a máxima funcionalidade com alto valor de reconhecimento. O veículo foi projetado com um generoso conceito espacial para até 15 passageiros, fechando assim a lacuna entre conceitos de transporte pessoal e público. O deslocamento confortável e sutil com sua disposição dos assentos proporciona uma sensação de privacidade, enquanto atende a todos os requisitos de segurança.

“O design do veículo combina dois traços de caráter – amigável e convidativo, bem como tecnologicamente avançado e claro. Isso vale tanto para o exterior quanto para o interior. Isso imediatamente torna o Holon um ícone de design”, explica Silvio Pietro Angori, CEO da renomada Empresa de design italiana Pininfarina. “Cada detalhe do veículo é projetado para fazer os passageiros se sentirem mais confortáveis e seguros do que em qualquer outro modo de transporte.”

Outro importante parceiro de desenvolvimento, além de Pininfarina e Mobileye, é o especialista em eletrônica e TI Cognizant Mobility. A Holon conta com parcerias fundamentais para a operação em serviço. Provedor de serviços de mobilidade, a Beep é o primeiro parceiro importante nos Estados Unidos, fornecendo serviços chave na mão e uma tecnologia plataforma para gerenciamento de serviços, governança e experiência do usuário.

“Autônomo de nível automotivo esses carros espaciais são um fator crítico para reduzir congestionamentos e emissões, proporcionando transporte de primeira e última milha  e ampliação da equidade de mobilidade”, disse Joe Moye, CEO da Beep. “Único e transformador, o valor do transporte elétrico autônomo compartilhado está se provando rapidamente em nossos atuais processos de implantação e uso. Com este novo veículo, a Holon está definindo um padrão para este tipo de veículo, e estamos entusiasmados em apresentá-lo aos nossos clientes atuais e futuros.”

A produção do veículo Holon está programada para começar nos EUA, no final de 2025, com uma capacidade adicional de produção a ser desenvolvida na Europa e no Oriente Médio e Ásia nos anos seguintes.

A arquitetura de plataforma particularmente flexível torna possível para a empresa também trazer outras variantes no mercado em tempo hábil – tanto para o transporte de passageiros como para aplicações de carga. A entrega da última milha é um campo particularmente importante de operação.

 

×
×

Carrinho