Avião ou nave?

skycruiser2

O Sky Cruise é um projeto apenas conceitual que viralizou nas redes a partir de um vídeo.

As medidas de corte de custos de hoje levaram a vôos apertados e parece mais difícil do que nunca voar em grande estilo, mas um amante da ciência está nos dando esperança de que as coisas possam mudar em breve. Com seu incrível conceito Sky Cruise, o engenheiro iemenita Hashem Al-Ghaili propôs uma maneira totalmente nova de viajar.

Em vez de ir para os mares, seu cruzeiro paira no ar. O incrível vídeo conceitual de Al-Ghaili mostra um enorme avião inspirado em um desenho que o diretor de arte Tony Holmsten fez há mais de uma década. Nele, vemos o Sky Cruise, que pode acomodar até 5.000 pessoas e passar anos no ar graças ao uso de fusão nuclear. A capacidade de Al-Ghaili de animar o conceito e trazê-lo à vida é incrível. O vídeo é realmente um ótimo discurso de vendas para um novo tipo de férias de luxo.

“É hora de novas inovações, que tornem nossas experiências de voo mais confortáveis. Sempre fui fã do Studio Ghibli. Castle in the Sky é um dos meus filmes favoritos, onde vemos enormes navios voadores com pessoas vivendo dentro”, explica Al-Ghaili.

Sky Cruise tem uma abundância de decks de observação para apreciar as vistas do céu ou até mesmo assistir à aurora boreal como nunca antes. Hóspedes e suprimentos serão levados para o Sky Cruise de aeroportos de todo o mundo, pois há espaço de pouso para jatos comerciais e particulares.

No interior, Al-Ghaili mostra um mundo de luxo com comida magnífica e interiores luxuosos. Há até mesmo uma instalação médica de última geração a bordo para atender às necessidades de saúde dos hóspedes. Embora os hotéis do céu tenham sido propostos no passado e sejam frequentemente apresentados na ficção científica, o realismo do vídeo de Al-Ghaili provocou uma grande reação.

Al-Ghaili está confiante de que estamos à beira da tecnologia que poderia tornar esse sonho uma realidade. “Eu acredito que o Sky Cruise poderia um dia vagar por nossos céus”, ele postou no Facebook. “Espera-se que pequenos reatores nucleares que possam alimentar aviões estejam prontos até a década de 2030. Com apenas alguns ajustes no design, fusão nuclear e aerodinâmica adequada, o Sky Cruise poderia um dia decolar e transportar milhares de passageiros acima das nuvens.

Desde que o vídeo se tornou viral, houve entusiasmo, bem como críticas sobre a aerodinâmica do avião e sua capacidade de voar. É todo o feedback pelo qual Al-Ghaili é grato. “Quero reiterar que é apenas um conceito”, afirma. “Fico feliz em ver que isso provocou muitas discussões e fez você tirar um momento para sonhar com um futuro onde essas coisas poderiam existir. Independentemente de sua viabilidade, nós, humanos, nunca devemos parar de sonhar.”

O vídeo de fantasia, mostrando um gigantesco hotel voador que pode ficar no céu por anos a fio causou uma sensação online, apesar de estar além dos domínios da tecnologia atual e violar as leis da física.

Al Ghaili disse que quer que o Sky Cruise seja um ponto de discussão para inspirar inovações que ajudarão a substituir a experiência “cansativa” e “desatualizada” de voar hoje. “Por isso, imaginei um mundo onde voar de um lugar para outro se transformasse em uma experiência alegre, em vez de lutar pelo espaço para as pernas”, disse ele por e-mail.

O Sky Cruise funcionaria com energia de fusão nuclear limpa – tecnologia que não existe atualmente – o que permitiria “permanecer acima das nuvens por vários anos”, diz Al Ghaili. Suprimentos e hóspedes seriam trazidos para o hotel usando aviões comerciais elétricos e jatos particulares, acrescenta.

Transformar esse conceito em realidade é apenas “uma questão de tempo”, de acordo com o engenheiro Oscar Viñals. No entanto, devido ao seu tamanho, precisaria de novas infraestruturas e de ajustes da indústria da aviação. “O Sky Cruise é super massivo!”, diz ele. “Isso significa que precisará de uma pista enorme que não existe agora.”

Não só isso, mas também exigiria mudanças nos protocolos de navegação aérea para garantir que outro tráfego aéreo saia do seu caminho.

Nem todo mundo compartilha a confiança de Al Ghaili no potencial do design extraordinário, com vários entre seus 30 milhões de seguidores no Facebook apontando as falhas fundamentais de design da Sky Cruise.

“Movido a energia nuclear ou não, a gravidade nunca vai deixar essa coisa sair do chão”, escreveu um deles. Alguns questionaram a sabedoria de enviar um reator nuclear para o ar, enquanto outro apontou um problema muito simples: manter a água na piscina durante a decolagem. Fantasia ou não, o tema é revolucionário e disruptivo.

×
×

Carrinho