Asterix e Obelix vão rodar de Citroen

Asterix-e-Obelix-1200x900

A excepcional cooperação da Citroën com os produtores Pathé, Trésor Films e as Edições Albert René tornou possível a criação da primeira “carruagem conceito” feita na Gália e inspirada no icônico 2CV (deux chevaux). A parceria teve outros desdobramentos, como uma evolução particular do logotipo da montadora, com os famosos chevrons inseridos em uma oval reforçada com as asas do capacete do Asterix.

Essa movimentação surgiu com a produção do novo filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom. Citroën, Pathé, Trésor Films e as Edições Albert René estão reunidos em uma parceria para levar adiante o projeto. Produzido pela Pathé, Trésor Films e les Enfants Terribles, o filme é dirigido por Guillaume Canet e será lançado nas salas de cinema da França em 1º de fevereiro de 2023. O lançamento internacional ocorrerá logo em seguida.

Esta parceria é diferente do que se conhece, envolvendo uma indústria automobilística e o cinema. Ela envolveu a concepção e criação de uma carruagem-conceito pela Citroën, especificamente para as necessidades deste filme, algo sem precedentes para a marca. As equipes de design da montadora foram implicadas neste projeto desde o início e conseguiram algo incrível: projetaram e construíram a carruagem em três meses, enquanto a linha do tempo para o esboço e fabricação de um conceito é normalmente de um ano.

Pierre Leclercq, Diretor de Design Global da Citroën, declara: “O encontro entre estas duas lendas da cultura francesa pode ser nada menos que extraordinário.  O resultado é uma ode ao 2CV, o lendário carro que representa a Citroën em toda sua glória”, diz.

De fato, o 2CV é um carro que faz parte do patrimônio cultural francês. Sua silhueta é reconhecível em qualquer parte do mundo e representa o estilo de vida do país para muitos. No filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom, a “Carruagem Conceito” é uma reinterpretação do 2CV e é representativo do estilo de vida galês.

As equipes de design da Citroën fizeram uma nova leitura dos valores centrais de conforto, tecnologia e design arrojado do DNA da marca e adicionaram um toque especial para o filme. O resultado é uma carruagem conceito imaginada no mundo da fantasia com suspensões “feitas” de estômago de javali, teto solar, faróis feitos com capacetes galvânicos e operados por pirilampos impulsionados com a poção mágica e rodas feitas de escudos reciclados, incorporando os chevrons da Citroën.

Muito se pensou na criação da carruagem conceito para este filme e há várias sequências onde isto é ilustrado. Uma delas, em que os heróis estão prestes a deixar sua aldeia para ir à China, mostra uma equipe unida e em direção a uma grande aventura. Antes de partirem, Cétautomatix apresenta a carruagem a Obelix e mostra as últimas inovações que ele trouxe para que sua viagem decorra da maneira mais tranquila possível.

Mais adiante no filme, quando o exército de César chega à China, há um primeiro cartaz publicitário na entrada do país, promovendo o melhor carro da época: o 2CV, uma incrível carruagem feita na Gália, puxada por dois cavalos. Esta é uma sutil alusão ao famoso filme publicitário Citroën, feito na Grande Muralha da China. Finalmente, para sublinhar a força desta parceria, o novo logotipo da Citroën ganha vida e ostenta as asas do capacete da Asterix para a ocasião.

Os “bastidores” constituem um componente significativo nesta parceria. A Citroën forneceu à equipe uma frota inteiramente eletrificada durante as filmagens do filme Asterix. A frota era composta por dez veículos: três ë-C4, três C5 Aircross PHEV, duas ë-Spacetourer, um Ami e um ë-Jumpy. A Citroën também ajudou na cobertura das estações de carregamento desses veículos nos locais de filmagem de Bry-sur-Marne e Bretigny-sur-Orge.

A sustentabilidade foi um aspecto chave durante todas as filmagens. A frota eletrificada fornecida pela Citroën foi o esforço da equipe da Asterix para contribuir com a descarbonização. A equipe trabalhou com uma agência que implementou alguns processos para limitar ao máximo possível o desperdício. Por exemplo, os trajes foram reciclados e reutilizados para outros fins e os painéis cenográficos foram reciclados, o que resultou na economia de duas toneladas de madeira. Além disso, todas as caixas de madeira foram entregues a duas fazendas urbanas na região de Ille-de-France.

Tanto Citroën quanto o caráter de Asterix são nomes familiares que estão enraizados dentro da cultura francesa: A Citroën é uma fabricante de automóveis criada por André Citroën em 1919 e marcou a história da indústria automotiva, como o Traction Avant, 2CV e o CX. Hoje, a Citroën está abrindo o caminho para a mobilidade do amanhã com a solução de mobilidade Ami ou com seu mais recente carro conceito, o oli [all-ë].

Asterix é uma série de quadrinhos francesa criada em 1959 pelo roteirista francês René Goscinny e o cartunista francês Albert Uderzo no jornal francês Pilote. As Edições Albert René possuem e administram os direitos para as aventuras do Asterix. A empresa publica as histórias em quadrinhos e fontes de novos projetos sobre o Asterix, particularmente filmes e desenhos animados. Até esta data, foram vendidos 385 milhões de quadrinhos em 111 idiomas e dialetos em todo o mundo.

A primeira adaptação de Asterix para o cinema foi em 1967, com o filme Asterix The Gaul, dirigido por Ray Goossens. Até hoje, a saga de Asterix compreende 15 filmes e desenhos animados, com mais de 25 milhões de espectadores na França e mais de 70 milhões em todo o mundo. Ela compartilha com a Citroën a incrível capacidade de reunir todos os espectadores com um senso desenfreado de comédia, sendo o fabricante uma das raras marcas de carros que usa o humor offbeat para transmitir suas mensagens.

Finalmente, a longa jornada de Asterix e Obelix na China lembra a missão da Citroën na Ásia Central, também chamada de Cruzeiro Amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, ligando Beirute a Pequim. Foi a terceira expedição deste tipo, de carro, por iniciativa da Citroën, após a travessia do Saara e da Expedição Negra. O filme será lançado em 1º de fevereiro de 2023 nas salas de cinema da França e o lançamento mundial ocorrerá logo em seguida.

 

 

 

 

 

×
×

Carrinho