Luxemburgo promete transporte gratuito para população em 2019

Transporte publico em Luxemburgo

Da redação 

Luxemburgo, minúsculo país europeu com uma população de apenas 600.000 habitantes, pode se tornar o primeiro do Velho Mundo a disponibilizar um transporte público 100% gratuito em todos os seus modais.

Se trata de uma das promessas embutidas no programa do novo governo, que tomou posse em 05 de dezembro.

Dessa forma, o transporte em trens, ônibus e metrô passará ser gratuito a partir de meados de 2019. Entretanto, a conta da liberação das catracas será cobrada dos motoristas de automóveis, que serão onerados para estimular o uso do transporte público para combater o aquecimento global.

Diariamente, cerca de 200 mil estrangeiros da Alemanha e da França ingressam em Luxemburgo para trabalharem nas empresas locais.

O primeiro-ministro Xavier Bettel (45 anos), reeleito pelo Partido Democrata, possui orientação liberal, projeta um mandato com forte viés ambiental. A base governista conta com o apoio dos seguintes partidos: Partido Verde e Partido Operário Socialista.

A proposta está presente no acordo de coalizão, um documento de 246 páginas, que ainda prevê a legalização da maconha e o aumento de dois dias nas férias por ano, além de outros temas.

O acordo de coalizão foi aprovado nesta semana.

×
×

Carrinho