Hi-Road briga nos pesados pelo menor TCO do mercado

Iveco_Hi_Road

por Roberto Queiroz

A surpresa de 2018 foi a recuperação do mercado de caminhões a uma taxa maior do que a esperada. O ano deve fechar com 85 mil unidades comercializadas e, em 2019, o mercado nacional deverá absorver 105 mil veículos, segundo previsões. “O segmento de pesados no Brasil representa 37% do mercado total de caminhões”, confirma Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da Iveco para a América Latina.

Iveco Hi-Road
Novo Iveco Hi-Road. Modelo substitui a linha Stralis, que já não é montada ha seis meses..

É com esse bom humor do mercado que a Iveco apresentou o Hi-Road, que substitui toda a linha Stralis. O novo modelo chega equipado com as seguintes possibilidades do motor Cursor 9 e 13 litros, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha: Cursor 9 com 360 cv na configuração 4X2 e o Cursor 13 de 400 cv nas versões 4X2 e 6X2; além do 440 cv para tração 4X2, 6X2 e 6X4, com torque máximo de 2.250 Nm. O trem-de-força ainda conta com transmissão automatizada de 16 velocidades à frente + duas marchas à ré. O tanque de combustível disponibiliza espaço para 900 litros.

Segundo Barion, o lançamento deve aumentar a participação da marca no segmento de entrada na categoria de pesados. O executivo ainda garante se tratar do melhor Custo Operacional Total (TCO) do mercado. “O caminhão foi projetado para estar disponível o maior tempo possível na operação do cliente. Isso se traduz em eficiência para a empresa”, afirma.

Iveco Hi-RoadO Hi-Road pode ser aplicado em operações de médias e longas distâncias. Assim como o Hi-Way, a novidade da Iveco conta com uma nova turbina, nova calibração e aumento de torque no motor.

A linha Hi-Road foi projetada, pela matriz italiana, como caminhão chassi, tendo sido transformado no Brasil em cavalo mecânico. A linha de pesados agora se chama Hi-Family, incluindo o Hi-Way e, agora, o Hi-Road. Stralis já não produz há 6 meses e estava vendendo estoque ou então só Hi-Way.

Marco Borba, vice-presidente de Vendas & Marketing da Iveco Trucks & Buses Latin America, declara que vê, com certa ressalva, a aplicação de tecnologias muito avançadas no Brasil, como o estágio de conectividade apregoado pela concorrência. A Iveco também tem isso tudo na Europa, mas no Brasil somente o estado de São Paulo teria rodovias para receber essa inovação com melhor aproveitamento.

Redução do peso

O menor peso de tara do segmento contribui para a redução do consumo de diesel e o aumento da carga transportada.

Essa eficiência foi conquistada, em grande parte, pelo eixo Meritor 18x, mais leve e eficiente e pela nova travessa H, além de outros aspectos que contribuíram para deixar o caminhão 170 kg mais leve que a concorrência.

A nova cabine também é a mais leve do mercado, que tem como destaque o teto alto de série, para-sol, defletor de ar lateral com maior aerodinâmica e defletor inferior.

Internamente, o modelo conta com os seguintes itens de série: trio elétrico (vidro e trava elétrica, além do retrovisor aquecido e elétrico), banco High Comfort, ar-condicionado e climatizador, rádio com CD, MP3 e entrada USB, volante com comandos integrados, box térmico e cabine com suspensão pneumática – com quatro bolsas.

Iveco Hi-Road

“Agora, temos um caminhão que faz parte de um ‘novo momento’ para a Iveco, fruto do investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos, até 2019, e o aprimoramento dos serviços de venda e pós-venda, com a abertura de concessionárias, para aumentar a capilaridade da Rede de forma estratégica e padronizar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores”, informa Barion.

Mercado brasileiro

Até o final deste ano, a montadora contará com uma rede formada por 74 concessionárias no Brasil. Atualmente, 60% dos produtos da marca são vendidos com algum plano de manutenção.

Desenvolvimento em 2019

No próximo ano, a Iveco concluirá o ciclo de US$ 120 de investimentos. Já no primeiro trimestre do ano, serão lançados os modelos leves da linha Tector.

Em conversa com a imprensa, Barion revelou que está exigindo rigor absoluto da engenharia no desenvolvimento dos leves Tector, segmento de grande importância para a marca.

A empresa superou velhos problemas de desenvolvimento, como as etapas dos portais de qualidade e até já alcançou o nível prata no sistema WCM, world class manufacturing.

A rede chega a 88 casas em 2019. Para distribuir melhor o crescimento, a Iveco vai incrementar com mais pontos de assistência, sem o dealer completo. A decisão foi tomada depois de análises das principais rotas de transporte no Brasil e prevê expansão após novas avaliações periódicas.

Iveco Hi-Road

×
×

Carrinho