Conceitos de mobilidade e segurança nas cidades

desafio_de_design

Roteiro do programa MTED

Designers participam de desafio e propõe inovações em segurança e mobilidade no transporte urbano. São ideias super criativas e que poderiam ser adotadas pelas indústrias e empresas do setor.

E, agora, vamos compartilhar com vocês essas visões e que poderiam ser aproveitadas por empresas do setor.

Está curioso? Então vem comigo que eu mostro para vocês os criativos designs de artistas internacionais. Deixe o seu joinha, se inscreva no Canal MTED, marque o sino para receber as atualizações a cada novo vídeo e, agora, veja como foi a retomada da Meritor em apenas 1 minuto e, na sequência, um verdadeiro show de criatividade voltado ao transporte de cargas urbanas.

O perfil @pieter_art compartilhou essa ideia, aqui. Supondo que tocar em um pacote possa ser perigoso, esta van com mochila especial permite ao profissional realizar a entrega sem tocar no pacote. Ele ainda argumenta ser ergonomicamente muito melhor do que ficar abaixando e levantando constantemente para manusear os pacotes.

O @arvid.id diz que a parte mais difícil de pedir uma refeição é esperar o entregador. Para agilizar este processo, sua ideia é que um veículo autônomo e super compacto possa realizar as entregas de seus lanches, por exemplo.

Na sequência, o @maniks24 pensou em como tornar os serviços de entrega mais seguros e criou o APD. O artista observou o impacto que a COVID-19 teve no transporte e na logística e reforça que, as evidências, até agora, sugerem que a chance de pegar o Coronavírus em pacotes é muito baixa, já que o vírus não sobrevive em uma superfície por mais de 24 horas.

Dessa forma, o transporte não tripulado é uma maneira de reduzir o contato humano durante o último trecho da jornada de um pacote. Por isso, projetou um entregador de pacotes autônomo para aplicação numa localidade com muitos destinos próximos aos outros. As embalagens são protegidas por uma tampa superior que se abre quando o pacote está prestes a ser entregue.

O Perfil @roshanhakkim idealizou uma solução de entrega autônoma habilitada por QR Code em aplicativo para smartphones. Seu veículo possui teto solar para mantê-lo funcionando de forma não tripulada.

Para o @junwon_design, o sistema de entrega com o veículo “micro-mobility” para edifícios residenciais ou comerciais permite que o responsável pelas entregas apenas posicione os pacotes no micro-mobilty e modelo faz a entrega de porta em porta. Assim, o entregador não precisa entrar no prédio ou no elevador. O sistema conta com proteção antifurto.

No caso do perfil @chaptertwo__, um conceito de design deve facilitar a distribuição em massa de kits de testagem do vírus com o mínimo de interação humana. Como funciona? Um drone fará o transporte do kit, despejando-o para as pessoas se testarem e coletando-o para análise. O objetivo é proporcionar maior segurança para cientistas e médicos diante da necessidade de distanciamento social.

Segundo o perfil @lucascouto27, a ideia é facilitar o teste em massa em caso de uma nova pandemia. Para tanto, Lucas desenhou um “laboratório ambulante” instalado em um veículo autônomo, permitindo que os testes possam ser praticados em diversas localidades.

E, encerrando este vídeo, trago a ideia do perfil @ohall.design. Aqui, também vemos a necessidade de facilitar a testagem em massa da população em caso de uma nova pandemia. Sua ideia é reduzir o contato entre possíveis infectados com a equipe médica nesta primeira etapa. Por isso, esboçou uma unidade autônoma de resposta a emergências que enviaria cápsulas para aqueles que apresentarem os sintomas. Uma vez dentro das cápsulas individuais, a paciente conversa virtualmente com o médico que irá determinar a necessidade de o paciente ser transportado para um hospital através da cápsula.

×
×

Carrinho