A história dos ônibus Prevost

Prevost_Car_Inc

Roteiro do documentário “A história dos ônibus Prevost”

A fabricante de ônibus Prevost foi fundada no Canadá. Mais precisamente em Sainte Claire, no Quebec. A Prevost faz parte do Grupo Volvo. Mas, antes de contar os detalhes da história da canadense Prevost, vamos assistir ao vídeo de 1 minutinho que marca o retorno da Meritor as suas atividades. ah, não estranhem o silencio inicial.

E você que está animado para conhecer a verdadeira historia da Prevost, já deixe o seu like, se inscreva em nosso canal e marque o sino para receber as atualizações.

Em 1924, Eugene Prevost, um marceneiro especializado na produção de bancos de igreja e móveis escolares, foi contratado para construir a sua primeira carroceria de madeira para equipar um chassi de caminhão REO Motor Company, montadora que ficou mais conhecida pelos resistentes veículos militares utilizados durante as duas grandes guerras.

De 1937 a 1939, Prevost construiu a sua primeira fábrica de ônibus para atender a crescente demanda por carrocerias.

Nos anos 1940, a empresa iniciou a transição das carrocerias de madeira para metal. Mas ainda utilizando as duas matérias primas. Em 1945, Eugene Prevost introduziu a primeira carroceria 100% de metal sobre um esqueleto todo em metal, também.

Em 1947, a empresa retomou as operações sob o nome Les Ateliers Prevost, e a planta cresceu para cerca de 2.000 m2. Para lidar com o trabalho personalizado, as instalações de fabricação da empresa precisavam ser quase independentes, com oficinas de metal e madeira, instalações de fundição e galvanização e fundição.

Entre 1945 a 1957, O Prevost reduziu, gradualmente, os trabalhos com qualquer atividade que não fosse a produção de ônibus rodoviários, foco da operação da empresa ate hoje.

Em 1951, o governo canadense encomendou 100 ônibus rodoviários, sendo 66 unidades destinadas ao Departamento de Defesa Nacional. Essa transação foi, estrategicamente, importante para o desenvolvimento dos negócios da Prevost, pois demonstrou credibilidade ao mercado.

Paul Normand adquiriu a empresa em 1957 e a renomeou para Prevost Car Inc, que tinha como missão projetar e construir ônibus com conforto e segurança. O primeiro veiculo desta nova Era foi o Le Normand, no mesmo ano, que tinha como característica o prateado da carroceria e equipado com um motor diesel e suspensão pneumática.

Em 1961, O Travelair foi um pequeno ônibus de 7m, movido a gás ou diesel, sendo aplicado em rotas curtas interurbanas. No mesmo ano, o interurbano Panoramique, de 12m, possuía amplas janelas laterais, também foi apresentado.

No ano de 1967, a marca apresentou o ônibus Prevost Champion, o primeiro ônibus norte-americano com estrutura monobloco.  O modelo tinha três eixos e ar-condicionado.

A primeira concessionária Prevost, nos Estados Unidos, foi inaugurada em Nova Jersey, em 1967. Logo na sequencia, inaugurou a sua segunda revenda estadunidense, agora em Los Angeles. Vancouver, no Canadá, também recebeu a instalação de uma concessionaria e, assim, a Prevost iniciava uma rápida expansão de sua presença no mercado norte-americano.

No ano seguinte, em 1968, o Prevost Prestige foi lançado com as janelas laterais curvas, que se tornaram a marca registrada da silhueta no modelo Le Mirage XL.

Em 1969, dois empresários estadunidenses: Thomas B. Harbison e William G. Campbell, formaram uma parceria com André Normand, presidente da Prevost Car Inc., no período de 1968 a 1996, e se tornaram os únicos proprietários da empresa.

Em 1976, a Prevost apresentou a sua marca registrada, o Le Mirage. Trata-se de uma carroceria com aspecto futurista para a época. O modelo tinha janelas laterais integradas ao teto, uma estrutura protegida contra a ferrugem, além de detalhes em aço inoxidável.

Em 1978, Thomas Harbison e William Campbell, que possuiam experiencia no Mercado de motorhomes, decidiram ingressar neste segmento. Para tanto, transformaram o Le Mirage para a feira da FMCA (Family Motor Coach Association). Foi um marco para a empresa, que estabeleceu elevado padrão de personalização e qualidade para o segmento. A Prevost alega ser, até hoje, a líder mundial na fabricação de carrocerias de ônibus para motorhomes e adaptações sob medida.

O ano de 1980 chegou com a necessidade de expandir a fabrica para acompanhar a crescente demanda, bem como estabelecer uma equipe própria de Pesquisa & Desenvolvimento.

Em 1984, o resultado valeu a pena. A empresa lançou os modelos Prevost Le Mirage XL e o Prevost XL.

Já 1985, a empresa expandiu e a Prevost introduziu o modelo H5-60 articulado para o segmento rodoviário durante o evento anual da American Bus Association, em Las Vegas.

Em 1989, a linha H foi expandida para os modelos H3-40, H3-41 e H3-45. A carroceria H3-40 atendia, também, ao mercado de transformações para motorhomes.

Em 1992, a Prevost apresentou o modelo XL-45 Entertainer, com longos 13 metros de entreeixos, que era destinado para as turnês de músicos pela América do Norte, como grandes bandas de rock, country, hip-hop, pop, e por aí vai…

Um ano depois, a Prevost lançou três novos modelos para o mercado de turismo premium: eram o H3-41, H3-45 e o H3-45 VIP, que podia ser todo transformado internamente.

Em 1995, A Prevost Car Inc. foi adquirida pela Volvo Bus Corporation e o Henlys Group. Introduziu o ônibus de turismo premium Le Mirage XL-45.

Em 1997, a Prevost foi a primeira fabricante norte-americana a conquistar a certificação ISO 9001. Também lançou um design de visão panorâmica com janelas sem molduras.

Iniciou a produção do novo modelo Le Mirage XLII (42 no algarismo romano) em janeiro do ano 2000.

Promoveu um facelift para os modelos Prevost H-Series em 2004, apresentou o facelift para os modelos Prevost XLII.

A Volvo Bus Corporation tornou-se a única proprietária da Prevost Car Inc em 2004.

No ano 2006, a Prevost lançou o novo X3-45 com a maior distância entre eixos do setor.

Em 2009, a Prevost lançou o Volvo 9700. Apresentou, naquele mesmo ano, o Facelift da série H.

×
×

Carrinho