Jelcz, dos bombeiros aos militares

um_jelcz2018_4

A atual Jelcz Ltd foi fundada em 1º de julho de 2001, como resultado da transformação econômica da Jelcz SA, que era uma produtora de ônibus, caminhões e veículos de combate a incêndios bem conhecidos na Polônia, da marca Jelcz

Jelcz é uma marca polonesa de caminhões, veículos militares, ônibus e trólebus produzidos por Zakłady Samochodowe Jelcz/Jelczańskie Zakłady Samochodowe, com ambos os nomes traduzidos aproximadamente como Automotive Works of Jelcz. Atualmente, a empresa opera como Jelcz, com foco na fabricação de caminhões militares offroad.

Sua atual faixa de atividade inclui a produção de veículos pesados de até 32 toneladas de PBT, a produção de peças e conjuntos para veículos sobre rodas e ferroviários e também dispositivos para agricultura, e a produção de peças de reposição para veículos de uso da marca Jelcz.

Especializada principalmente na fabricação de   caminhões militares, a Jelcz tem grande aproximação com o comando do exército polonês. Em 2018, surgiu um bom exemplo de como a empresa opera. Na área do 2 Regimento de Sapadores Masovianos em Kazuń Nowy, foi assinado um contrato para a entrega, no período  2019 – 2022, de 888 veículos especiais de alta mobilidade, de capacidade média da  Jelcz, do modelo 442.32.

A definição do contrato passou pela garantia de que o dinheiro gasto na modernização fosse para a indústria de defesa polonesa. Esse veículo funciona bem. É usado por sapadores e também por outras unidades do exército polonês. Responde bem em missões e obtém as melhores classificações possíveis de usuários e, portanto, soldados. O contrato inclui a compra garantida de 473 viaturas, com opção para mais 415 viaturas. O pedido também inclui um pacote de logística e treinamento.

Esses veículos especiais Jelcz, que serão produzidos em 2019-2022 com base no contrato de entrega, são bem avaliados pelos soldados, depois de produzidos e entregues em número superior a 1.300 unidades ao exército polonês, incluindo unidades das Forças de Defesa Territorial. As viaturas Jelcz são utilizadas em todos os tipos de forças armadas.

O objeto do pedido são veículos especiais de alta mobilidade de dois eixos de capacidade média, tipo Jelcz 442.32 em configuração 4 × 4, adaptados para rodar em estradas de superfície dura e superar obstáculos. Impulsionado por um motor de 240 kW a 2200 rpm (326 cv), desenvolvem uma velocidade de até 85km/h. O peso total permitido do 442,32 é de 15,6 t. com uma capacidade máxima de carga de 6t.

O pedido já é o terceiro contrato para a entrega de veículos Jelcz 442.32 para as Forças Armadas polonesas. O primeiro contrato para a entrega de 910 caminhões havia sido concluído em 2013. O segundo contrato, para entrega de 500 caminhões, foi assinado em 2017. O próximo pedido é a continuação do fornecimento do modelo 442.32 para as Forças Armadas polonesas para unificar a frota de veículos desta classe.

Recentemente, o Ministério da Defesa e Armamento Militar da Polônia, assinou um contrato para a entrega de 8 caminhões de carga. O acordo tem um valor superior a 54 milhões de zlotys polacos (12,6 milhões de euros), e inclui também pacotes logísticos e de formação, bem como opção de serviço de reparação/manutenção.

O MoD polonês assinou um contrato para entrega de uma série de caminhões utilitários Jelcz, que serão usados ​​para a implementação da 1ª fase do programa de defesa aérea e antimísseis de médio alcance ‘Wisla’.

As entregas de caminhões utilitários, juntamente com reboques e sistemas de comunicação, foram concluídas até setembro de 2022. Esses novos veículos serão usados ​​para transportar e carregar em lançadores vários sistemas de mísseis de médio alcance operados pelo primeiro esquadrão (composto por duas baterias) do polonês IBCS, baseado no sistema de defesa aérea e antimísseis Patriot, que será comissionado sob o programa ‘Wisla’ em andamento.

Os novos veículos de carga e transporte serão baseados no chassi da série Jelcz 882 projetado localmente, apresentando uma cabine blindada, um sistema de tração 8 × 8 com motor MTU, bem como um guindaste de carga e um reboque de dois eixos projetado pela Autosan. Espera-se que cada veículo seja capaz de transportar até 12 mísseis, mais uma dúzia adicional carregados no reboque.

A família polonesa de caminhões Jelcz é formada por três caminhões principais com as Forças Armadas polonesas: O 442 Bartek, que é um caminhão utilitário geral e movido por um motor diesel turboalimentado Iveco NEF Tector, desenvolvendo 275hp. Pode ser equipado com estrutura para equipamento adicional.

O 662 Jelcz é um caminhão utilitário pesado. O chassi é usado para outras funções, como tanque de combustível ou superestruturas para outras aplicações de comando e controle. O chassi do caminhão Jelcz 662 é usado para o sistema de foguete de lançamento múltiplo WR-40 Langusta. O Jelcz é movido por motores diesel turboalimentados Iveco Cursor 8 ou 10, desenvolvendo 350 e 430 cv, respectivamente.

E o 862 Jelcz, com tração 8×6, é o grande destaque da família. Ele pode receber um sistema de descarregamento e coleta, de rack desmontável traseiro, um braço hidráulico retrátil que puxa um flatrack ou contêiner para o chassi ou, ao invés disso, pode montar um braço articulado hidráulico capaz de descarregar e levantar objetos. Essa capacidade significa que o veículo não é usado apenas na logística militar,  mas também em aplicações de engenharia.

 

×
×

Carrinho