Volvo entrega caminhão elétrico de 74 toneladas

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A Volvo Trucks entregou um caminhão elétrico para transporte pesado a uma transportadora em Gotemburgo, na Suécia. O destaque é que o caminhão pode suportar um peso bruto total de 74 toneladas

Cada vez mais transportadores estão começando a investir em caminhões elétricos, também para transporte pesado. A Mattson Åkeri, em Gotemburgo, na Suécia, é um deles, e a empresa já comprou três caminhões elétricos pesados ​​Volvo FH.

Há testes em andamento com um dos caminhões no tráfego de contêineres na área portuária de Arendal, em Gotemburgo. O teste é um projeto chamado HCT (High-Capacity Transport). O caminhão, com dois reboques, tem 32 m de comprimento e pode suportar um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas.

Nesse caso, a idéia é mostrar que as soluções totalmente elétricas também funcionam em aplicações com elevado peso total e alta taxa de utilização. Juntamente com a Mattson Åkeri, a Administração Sueca de Transportes e vários outros parceiros estão analisando como otimizar a operação do caminhão elétrico, incluindo como o carregamento deva ocorrer da maneira mais eficiente.

O caminhão elétrico que está sendo testado é um Volvo FH Electric 6X4 e é carregado com eletricidade verde nos dois carregadores rápidos de 180 kW que a Mattsson Åkeri instalou no depósito da empresa em Arendal. A longo prazo, o caminhão também rodará entre Gotemburgo e a cidade de Borås, a 70 km de Gotemburgo.

Dirigir cargas longas e pesadas usando eletricidade funciona muito bem até agora, e o experimento mostra que se pode transportar tanta carga quanto um caminhão a diesel. O caminhão roda 12 horas por dia, com parada para carga quando o motorista faz uma pausa. Com o uso de eletricidade verde, portanto, não há emissões de CO2. A operação elétrica silenciosa também significa um melhor ambiente de trabalho para o motorista.

Desde que a Volvo Trucks iniciou a produção de caminhões totalmente elétricos em 2019, a empresa vendeu quase 5.000 unidades em 40 países ao redor do mundo. A Volvo oferece hoje a mais ampla linha de produtos do setor, com seis modelos elétricos em produção em série, que atendem a uma ampla gama de necessidades de transporte dentro e entre as cidades. Globalmente, a Volvo Trucks estabeleceu a meta de que até 2030 metade de todos os caminhões vendidos sejam elétricos.

O conceito de Transportes de Alta Capacidade (HCT) significa que o comprimento do veículo e/ou o peso bruto podem aumentar, o que permite que uma carga maior seja transportada por veículo. O HCT pode ser aplicado em todos os tipos de sistemas de transmissão. A ideia é que o HCT contribua para diminuir os custos de transporte, reduzir o impacto ambiental, aumentar a segurança no trânsito, reduzir o desgaste das estradas e diminuir os custos de manutenção.

Na Europa, há vários projetos HCT em andamento e planejados. Um exemplo é a Finlândia, onde é permitido dirigir com 76 toneladas de PBT e combinações de caminhões de 34,5m na maioria das estradas. Outra é a Suécia, onde é permitido conduzir 74 toneladas (rede rodoviária BK4) e testar, com autorização das autoridades, combinações de camiões até 34,5m e 100 toneladas numa rede rodoviária pré-definida.

 

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