Spoilers dos lançamentos no IAA Transportation 2022

man_emobility

A maior feira de caminhões do planeta começa no dia 20 de setembro e a gente já conhece algumas das novidades que serão apresentadas por lá. Neste vídeo, eu vou apresentar o que a gente já sabe do que vai aparecer no IAA Transportation 2022, em Hannover, na Alemanha.

A Nikola Corporation vai apresentar o modelo Tre, caminhão elétrico pesado que será lançado como S-Way elétrico, pela Iveco, para o mercado europeu. O modelo promete alcançar uma autonomia de 500 milhas, equivalentes a 800 Km, permitindo sua aplicação para curtas e médias distâncias rodoviárias. Questões de infraestrutura de recarga das baterias e das características de um veículo elétrico tradicional podem limitar sua aplicação para longos trechos. A Nikola promete a produção em série do modelo Tre para o mercado norte-americano no final de 2023 na fábrica de Coolidge, no Arizona. A produção do Tre FCEV em Ulm, na Alemanha, fica para 2024.

A Renault apresentará o sofisticado motorhome conceito Hippie Caviar Hotel II, que promete todo o conforto um hotel 5 estrelas. Será que vai ser tudo isso mesmo? Vale lembrar que o primeiro Hippie Caviar Hotel, apresentado no ano passado, era baseado no furgão Trafic. A novidade é que, agora, o conceito adota como base o Novo Kangoo L2 E-Tech Elétrico, exatamente o mesmo modelo prometido pela Renault do Brasil para o mercado nacional a partir do primeiro trimestre de 2023 junto com o também elétrico Master E-Tech.

O Hippie Caviar Hotel II precisa de apenas 30 minutos para recuperar 170 km de seus 285 km de autonomia de carga total. Seu motor entrega 90 kW (120 cv), sendo alimentado por uma bateria de 45 kWh recarregável em tomadas de 80 kW, em corrente direta.

A MAN, por sua vez, vai dar uma amostra de um grande lançamento para 2024. Se trata do protótipo de um caminhão elétrico com autonomia para percorrer de 600 a 800 km de distância. Uma versão com 1.000 km de autonomia será anunciada futuramente. Também está sendo esperado o lançamento do novo motor MAN D26 para aplicações em veículos pesados de longa distância e com economia de diesel de 3% sobre versão atual. Terá um aumento de torque em 50 Nm e um acréscimo de 10 cv para todos os modelos e versões que se fazem valer deste propulsor.

Além disso, haverá uma atualização aerodinâmica para que seus veículos fiquem 4% mais eficientes em termos de consumo de diesel. Novidades para os modelos MAN TGX e TGS geração Lion S também são aguardadas. Conforme já noticiado aqui, no Canal MTED, a montadora alemã tem intensificado seus testes de condução autônoma em duas vertentes na Alemanha: o Projeto Anita, que transporta contêineres em ambiente controlado junto com a Deutsche Bahn; bem como o Projeto ATLAS-L4, que atua na implementação concreta de transportes autónomos hub-to-hub para o final de 2024. Portanto, este deve ser um tema importante para a marca no salão de caminhões.

A Daimler pode ter entre suas atrações o novíssimo Fuso eCanter Next Generation, já apresentado aqui, no Canal MTED, novos ônibus das marcas Setra e Mercedes-Benz, além de novidades em eletromobilidade em caminhões, incluindo o eActros.

A DAF apresentará o novíssimo modelo XD, que segue a nova geração de cabines da marca, que também investe no desenvolvimento de seus próprios veículos elétricos. As Suecas Volvo e Scania ainda guardam muito bem os seus segredos para o IAA Transportaion 2022, mas que, seguramente, também passam pela eletrificação de seus produtos. A Ford também marca presença no IAA, em que pode mostrar novas versões da Transit e atualizações na sua linha de caminhões, que segue existindo na Turquia.

Outras muitas novidades podem surgir por lá e o Canal MTED vai acompanhar de perto para noticiar para vocês. O que já sabemos, é que será uma feira menor do que em outras edições. Os estandes encolheram e menos pavilhões serão utilizados. O foco do evento será a eletromobilidade, já que governos, montadoras e clientes possuem metas bem claras a serem cumpridas nesta direção ao longo dos próximos anos.

×
×

Carrinho