Mitsubishi Fuso apresenta eCanter Next Generation

eCanter

A Mitsubishi Fuso apresentou a nova geração do ‘eCanter’, totalmente elétrico, que será um dos destaques da marca durante o IAA 2022. Particularmente, não é de hoje que eu acho que a cabine do Canter caberia perfeitamente no Brasil como uma atualização do Accelo. Já sabemos que a linha Axor será toda substituída com a geração Euro 6 e pensar que o mesmo pode acontecer com o Accelo faz todo o sentido. De toda forma, vamos falar do que interessa, que é o novo Fuso eCanter.

Em apresentação conduzida pelo executivo alemão Karl Deppen, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, diretamente de Kawasaki, no Japão, foi confirmado que o novo caminhão leve será comercializado no Japão a partir da primavera de 2023. Posteriormente, o eCanter será lançado em mercados estrangeiros. A linha eCanter Next Generation inclui 28 variantes para o mercado japonês e aproximadamente 80 variantes para mercados estrangeiros.

O caminhão adota o eAxle, que é um eixo elétrico traseiro integrado com o motor. Além do atual modelo de 7,5 toneladas, a nova linha abrange veículos que variam de 5 toneladas a 8 toneladas para clientes japoneses e a partir de 4 toneladas para outros países.

Entre as opções de cabine, destaque para uma nova com 2.130 mm de comprimento X 1.700 mm da largura padrão. A variedade de distâncias entre eixos também foi ampliada, com possibilidades que vão de 2.500 mm até 4.750 mm.

A Fuso introduz um conceito modular para as baterias do eCanter, que pode ser equipado com até três baterias, dependendo da distância entre eixos. Os veículos equipados com uma única bateria com capacidade nominal de 41 kWh podem percorrer cerca de 80 km com uma carga, enquanto os com duas baterias podem percorrer cerca de 140 km e os com três baterias cerca de 200 km.

Ou seja, tudo depende da necessidade operacional do cliente, já que os caminhões terão suas baterias recarregadas sempre no período noturno. Fica fácil de entender que, com essas autonomias, ainda se trata de produtos exclusivamente para aplicação urbana.

Lembra que há alguns anos a BYD passou a oferecer o conceito de Night & Day no Brasil, em que seus caminhões poderiam emprestar energia elétrica para edificações? A Fuso faz o mesmo com o novo eCanter através da função V2X, que permite que as baterias do veículo possam fornecer energia para residências e outros equipamentos em caso de emergência.

O novo modelo também está equipado com a unidade de tomada de força “ePTO”, que permite aplicações especiais com basculante, guindaste traseiro ou carroceria de van climatizada, entre outras várias opções.

O sistema de frenagem regenerativa pode ser controlado em quatro níveis. O pré-condicionamento permite que a bateria seja pré-aquecida por meio de uma configuração do temporizador durante o carregamento, bem como o recurso Heater Cut Switch para economizar consumo de energia. A função Energy-saving Heating aquece apenas as áreas mais necessárias, como os bancos e o volante.

O eCanter vem com o Assistente Ativo de Guarda Lateral, que mitiga o risco de acidentes nas curvas ao monitorar o ponto cego na lateral do caminhão, ativando o sistema de frenagem. O Active Brake Assist 5 (ABA®5) efetiva a frenagem autônoma em casos de emergência. O sistema de monitoramento da atenção do motorista auxilia na prevenção de ocorrências por fadiga, ativando sinais sonoros e visual no painel.

O Controle Inteligente de Faróis alterna, automaticamente, entre faróis altos ou baixos. Outros recursos de segurança incluem o freio de estacionamento elétrico, que mantém a força de frenagem estável em subidas, e o sistema de câmera traseira que auxilia os motoristas a evitar colisões durante a marcha à ré.

Em termos de design, o novo eCanter apresenta um interior com painel mais baixo para fornecer mais espaço. Possui tela LCD de 10 polegadas com comandos integrados ao volante.

×
×

Carrinho