A holandesa Zepp Solutions revelou mais detalhes do Europa, seu novo caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio. O veículo de emissão zero foi concebido como uma resposta ao modo mais utilizado de transporte rodoviário pesado, o cavalo mecânico diesel 4×2.
O Europa possui vários recursos que o tornam um divisor de águas no setor de transporte. Com um longo alcance, cabine-leito, reabastecimento rápido e a capacidade de puxar um reboque ISO (contêiner de 13,6 m / 45 pés), oferece a mesma facilidade de operação e capacidade de carga útil que um equivalente a diesel. O veículo é baseado em um chassi já consagrado de um renomado fabricante de caminhões.
Os primeiros veículos entrarão em operação no 4º trimestre de 2023, como unidades de trator 4×2 com sistemas de armazenamento de hidrogênio de 350 bar. Com mais de 50 kg de hidrogênio utilizável a bordo, os veículos terão um alcance de mais de 700 km. No final de 2024, o caminhão também estará disponível em uma versão de armazenamento de hidrogênio de 700 bar (H2 utilizável de >80 kg), elevando a autonomia para mais de 1000 km em um único abastecimento. O teor de energia elétrica utilizável do hidrogênio após a conversão é de mais de 900 kWh e 1450 kWh para as versões de 350 e 700 bar, respectivamente.
A infraestrutura para o reabastecimento de veículos pesados a 700 bar ainda precisa de ser melhorada na Europa, tornando a versão de 350 bar o veículo escolhido para os primeiros clientes e demais interessados.
O trem de força hidrogênio-elétrico também pode ser instalado em outras configurações de veículos, com diferentes implementos e outras configurações de capacidade de carga e cabine. O coração do trem de força é um único módulo de célula de combustível Zepp X150, com a opção de integrar mais packs e / ou módulos para maior eficiência e alcance.
O módulo de célula de combustível X150 e os sistemas de armazenamento de hidrogênio da Zepp também estão disponíveis como unidades autônomas para integração em outros veículos ou aplicações.
O design do caminhão Europa é otimizado para o setor de transportes europeu, com regulamentos rigorosos da UE que orientam o seu desenvolvimento. Na maioria dos países da UE, o peso bruto máximo combinado dos veículos é de 40 toneladas métricas. A legislação da UE aumenta este limite de peso para 42 toneladas métricas para veículos articulados N3 com emissões nulas. Como o cavalo mecânico Europa pesa menos de 2 toneladas a mais do que seu equivalente a diesel, ele oferecerá uma capacidade de carga útil semelhante.
Kevin Schreiber, co-fundador da empresa holandesa, comenta: “O caminhão Europa é outro exemplo brilhante do nosso compromisso em fornecer soluções de transporte sustentáveis para o mercado. Estamos empolgados em oferecer um caminhão de emissão zero e longo alcance, que pode competir com seus equivalentes a diesel em termos de carga útil, desempenho e usabilidade. E isso é só o começo. O sistema integrado de célula de combustível de hidrogênio X150 e nossos sistemas de armazenamento de hidrogênio também estão disponíveis para integração por outros fabricantes. Estamos ansiosos para suas aplicações de nossos sistemas.”
Os clientes europeus são incentivados a mudar para o transporte de emissões zero através de vários incentivos financeiros e subsídios. Um desses programas é o subsídio neerlandês AanZET, que pode cobrir até 37% do preço de compra de camiões novos com emissões nulas. O programa de subsídios AanZET funciona por ordem de chegada e abre em 4 de abril.
Os interessados já podem registar o seu interesse no site a partir, sem obrigações. Ao se registrar, os clientes poderão garantir uma posição prioritária na fila de produção. Mais especificações e o design final serão revelados, juntamente com a entrega dos dois primeiros caminhões aos clientes de lançamento BCTN Group e VOS Transport Group no 4º trimestre deste ano.
Especificações
Especificação | Edição de 350 bar | Edição de 700 barras |
Capacidade de armazenamento H2 utilizável | > 50 kg | > 80 kg |
Gama | > 700 km | > 1000 km |
Conteúdo de energia elétrica utilizável | > 900 kWh | > 1450 kWh |
Configuração do eixo | 4×2 | 4×2 |
Compatibilidade do reboque | Recipiente de 13,6 m / 45 pés | Recipiente de 13,6 m / 45 pés |
Capacidade de carga útil | O mesmo que o equivalente a diesEuropa, novo caminhão a hidrogênioel | O mesmo que o equivalente a diesel |
Disponibilidade | 4º trimestre de 2023 | 2024 |