A escocesa HVS revela seu elétrico a hidrogênio

HVS

A Hydrogen Vehicle Systems (HVS) é um novo OEM emergente de veículos a hidrogênio com sede no Reino Unido e um inovador no segmento de veículos comerciais pesados. 

A HVS mostrou seu exemplo dessa tecnologia com um caminhão médio rígido de 5,5 toneladas, desenvolvido desde o projeto inicial até o protótipo dinâmico completo em apenas 10 meses, apresentando algumas das tecnologias que alimentarão seu HGV.

A HVS projeta e desenvolve veículos movidos a hidrogênio para o mercado de veículos comerciais e trabalha com integradores de tecnologia, fornecedores de componentes e empresas de design de protótipos de veículos para descarbonizar os setores de veículos comerciais médios e pesados. Seus revolucionários powertrains Fuel Cell são modulares em seu design e integração, com componentes comuns compartilhados entre modelos e variantes.

Seus conceitos de emissão zero apresentam um sistema de transmissão hidrogênio-elétrico inovador, exigindo manutenção mínima, oferecendo eficiência de alto desempenho e incluindo equipamentos de última geração, incluindo um sistema de célula de combustível de alta densidade, um eAxle para serviço pesado, hidrogênio gasoso pressurizado, tecnologia de armazenamento e bateria de íons de lítio.

Os veículos apresentam cabines ‘Bolt-On’ baseadas em uma plataforma de base de veículo comercial modular, que pode ser oferecida ao mercado de veículos comerciais em geral, como uma plataforma de chassi de emissão zero na qual basear outras variantes de cabine e carroceria – acelerando a introdução da tecnologia no mercado.

Divididos em 3 módulos, os designs de chassi facilitam a capacidade de alongar/encurtar as seções central e traseira para fornecer diferentes comprimentos de distância entreeixos e balanço traseiro, adaptados aos requisitos de carga ou alcance do usuário final. A modularidade também permite uma atualização fácil dos componentes do trem de força a bordo, prolongando o ciclo de vida do uso do veículo.

A HVS implementa uma abordagem integradora, combinando subsistemas de última geração. A empresa oferece desenvolvimento de design flexível, permitindo a captura imediata de nichos de mercado dos setores público e privado. Sua agilidade na tomada de decisões contrasta com a inércia de grandes OEMs corporativos. Sua oferta de produtos é altamente focada, voltada para o design, desenvolvimento e produção de veículos comerciais médios movidos a hidrogênio com emissão zero.

A HVS lançará um novo HGV de hidrogênio de emissão zero de 40 toneladas, com um trem de força exclusivo e um design de cabine radical, tornando-o o primeiro HGV de hidrogênio nativo do Reino Unido, projetado e construído a partir do zero. Uma reinvenção do design de veículos comerciais, destinada a otimizar a autonomia, a carga útil, a distribuição de peso, a visão direta, a aerodinâmica e o design da cabine ergonomicamente prático produzem um veículo para liderar o setor.

O parceiro de investimento da HVS, o EG Group, facilita o acesso ao mercado através de conexões de operadores de frota e desenvolvimento de infraestrutura, através de sua rede internacional de reabastecimento. Os veículos pesados de mercadorias são o segundo maior contribuinte para as emissões dos transportes do Reino Unido. Representam uma quantidade desproporcional de emissões para o transporte rodoviário (18%), contribuindo apenas com 5% da quilometragem dos veículos. O número de veículos pesados de mercadorias está aumentando nas estradas, pelo que esse volume de emissões deve aumentar.

O caminhão rígido de 5,5 toneladas oferece uma pista para seu HGV (Heavy Goods Vehicle), planejado de 40 toneladas de emissão zero, cumprindo o objetivo da empresa de ser o primeiro HGV hidrogenelétrico nativo do Reino Unido projetado e desenvolvido no mercado.

Fundada em 2017, em Glasgow, a HVS concentra-se no projeto e desenvolvimento de veículos comerciais movidos a hidrogênio de emissão zero. A empresa é composta por especialistas do setor, com vasta experiência nas áreas automotiva, energia, tecnologia de hidrogênio, eletrônica de potência, sustentabilidade e gestão ambiental. Com as metas governamentais de reduzir as vendas de todos os veículos pesados de mercadorias de 3,5 a 26 toneladas com emissões diferentes de zero definidas para entrar em vigor até 2035 ou mais cedo e todas as vendas de novos veículos pesados de mercadorias com emissões diferentes de zero até 2040, a HVS e a sua tecnologia têm um papel crucial para que as metas de redução de emissões sejam alcançadas.

A empresa também tem uma rota definida para o mercado. Além do financiamento da Innovate UK, Scottish Enterprise and Energy Technology Partnership, o parceiro de investimento estratégico da HVS é a distribuidora de mercadorias EG Group, oferecendo infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio, base de clientes da frota e o potencial de escalabilidade global.

O CEO da HVS, Jawad Khursheed, disse: “Alimentados por hidrogênio verde (hidrogênio produzido diretamente por fontes de energia renováveis, como hidrelétrica, eólica ou solar), nossos caminhões de emissão zero são uma parte fundamental da descarbonização do setor de logística. O hidrogênio é o combustível perfeito para a indústria do transporte, oferecendo longas distâncias e reabastecimento rápido graças a estações facilmente integradas nas principais redes de transporte. Além disso, proporcionando uma mudança radical na experiência de condução, o menor custo total de propriedade e suporte de gerenciamento de frotas”.

Quebrando paradigma, as unidades de trator HVS serão construídas em um chassi totalmente novo, projetado internamente em torno do trem de força de hidrogênio, que consiste em cilindros de hidrogênio pressurizados, células de combustível, sistema de armazenamento de energia e eAxle. Projetado internamente por Pete Clarke, Chefe de Design, que tem uma vasta experiência em projetar veículos comerciais, que ele traz para suportar os impressionantes projetos de caminhões da HVS.

O design inovador traz inovação em embalagem, desempenho, eficiência, peso, alcance, consumo, manutenção e benefícios do ciclo de vida. O design exclusivo do protótipo dessa tecnologia permite uma aerodinâmica significativamente melhorada em comparação com os atuais caminhões ICE.

Os benefícios decorrentes incluem maior eficiência de combustível em trajetos de longa distância e ergonomia espacial aprimorada dentro da cabine, incluindo melhor acesso e mais espaço nos controles, para não mencionar a estética diferenciada. O trem de força do veículo da HVS emprega um sistema de célula de combustível e um sistema de armazenamento de energia para aplicar eletricidade em um motor elétrico, para transmitir energia para as rodas. Ele usa o KERS (sistema de recuperação de energia cinética) para recapturar energia sob frenagem e enquanto o caminhão está desacelerando.

O trem de força integrado é controlado com o avançado sistema de controle da HVS ‘SEMAS’, que proporcionará eficiência de combustível e durabilidade líderes em sua classe, o que contribui para alcançar um baixo custo de propriedade comparável ao das atuais alternativas movidas a diesel no mercado.

A célula de combustível permite maior alcance, maior capacidade de carga e reabastecimento mais rápido do que seria possível usando apenas a tecnologia de bateria de íons de lítio: o tempo típico de reabastecimento é comparável ao diesel. É no segmento de veículos pesados de longa distância que as células de combustível de hidrogénio oferecem mais vantagens. A única emissão do veículo é o vapor de água, o que significa que não há emissões nocivas de gases com efeito de estufa de qualquer tipo.

Dependendo da viagem – o percurso percorrido, as condições da estrada e o estilo de condução – o camião da HVS tem capacidade para percorrer mais de 500 km. Em busca da eficiência de condução, está em desenvolvimento o SEMAS, um sistema de controle avançado (monitoramento de interações entre o motorista e os sistemas de controle). O SEMAS reduzirá significativamente o consumo de combustível, ampliando o alcance. Os veículos movidos a hidrogênio não precisam ser carregados como um EV movido a bateria. Eles são reabastecidos com hidrogênio comprimido em um conjunto de cilindros. O reabastecimento leva um tempo muito menor do que carregar um veículo a bateria equivalente e é comparável a encher um caminhão com diesel.

  • Sistema eAxle e eCarrier
  • O eAxle Heavy Duty mais avançado do mundo
  • Roda Traseira
  • Transmissão: 2 velocidades
  • Peso Bruto do Eixo: 6,8 – 12t
  • Mantém o hardware de interface da carcaça do eixo existente
  • Sistema de célula de combustível e BOP
  • Balanço da Planta
  • Pilha
  • Fornecimento de ar
  • Integração de Hidrogênio
  • Resfriamento
  • Eletrônica de Potência
  • Unidade de controle
  • -25°deg a +40°deg
  • Refrigerado a Líquido
  • CAN Com.
  • Armazenamento de hidrogênio pressurizado de 350 e 700 bar
  • Construção Composta de Fibra de Carbono
  • Cada Cilindro é testado individualmente antes da instalação.
  • Sistema de Bateria HV
  • 8 módulos Li NMC
  • Suspensão a Ar Traseira
  • Chassi modular avançado
  • Construção de aço projetada para fins específicos
  • Simples e rentável
  • Adaptável para variantes futuras
  • Projeto Comprovado
  • Excelente resistência à torção
  • Adequado para fixações soldadas e aparafusadas
  • Aceito pela indústria
  • Desempenho aerodinâmico líder da classe
  • Maximizando a autonomia do veículo e o desempenho de consumo

 

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