Super Padron supera teste

Mercedes-Benz-Super-Padron-14-metros

Um ônibus urbano Super Padron da Mercedes-Benz passa a circular nas ruas de Belo Horizonte. Veículo alcançou bons resultados em três meses de teste

O veículo, com encarroçamento Caio Millenium, esteve por três meses em teste na capital de Minas Gerais, em operação real da Viação Saritur. A empresa, que tem história de mais de 40 anos no mercado de ônibus é cliente tradicional da marca, com cerca de 900 veículos Mercedes-Benz em sua frota.

O chassi O 500 Super Padron oferece uma solução 4×2 de 14 metros, que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que os modelos 6×2 de 15 metros da concorrência. Por apresentar somente dois eixos, o chassi apresenta menor custo de manutenção e  contribui para a redução do consumo de combustível.

Após esses três meses de testes do chassi de ônibus urbano O 500 Super Padron, a empresa Saritur adquiriu o veículo para seu serviço regular de transporte municipal na capital de Minas Gerais. Lançado em 2021, o  produto se apresenta como o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.

“Com esse veículo, nós oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de piso alto e de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Durante o período de testes, que teve início na segunda quinzena de julho, esse chassi de ônibus demonstrou flexibilidade e versatilidade de operação nos corredores, atingindo uma redução significativa de custo operacional. Dessa forma, o veículo se apresentou como solução para o serviço de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois pode operar de acordo com a demanda de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico.

A empresa Saritur é um cliente tradicional da Mercedes-Benz e atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e demais cidades da Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário, percorrendo linhas intermunicipais e interestaduais com uma frota de mais de 1.200 ônibus, dos quais cerca de 900 são da marca Mercedes-Benz.

O Super Padron 4×2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas. A versão de chassi 4×2 tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível.

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros.

Para maior acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Além disso, a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído.

 

 

×
×

Carrinho