Uma caminhonete para observar o espaço sideral

Nissan_Navara_Dark_Sky_Concept

Da redação 

A Nissan apresentou a caminhonete conceito Navara Dark Sky Concept no 67º IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha. Seu projeto foi desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), no Reino Unido.

A picape-conceito atua como um laboratório astronômico móvel, equipado com um telescópio de observação de ponta, em um reboque especialmente customizado para aplicação no fora de estrada.

O Navara Dark Sky Concept recebe o sistema ProPILOT de tecnologia de assistência ao motorista, permitindo um reboque fácil e seguro.

A ESA está mapeando as estrelas com uma precisão exclusiva através do satélite Gaia, que já observou mais de um bilhão de estrelas. A caminhonete auxilia os astrônomos a monitorar as observações astronômicas em condições de céu escuro (dark sky), a partir de locais de difícil acesso e distantes das luzes artificiais noturnas das áreas urbanas, que prejudicam a visibilidade.

O reboque transporta o telescópio PlaneWave, de altíssima potência. “A picape Nissan Navara Dark Sky Concept permite observações astronômicas em locais bastante remotos, evitando a poluição luminosa, além de transportar telescópios de forma fácil e segura”, comentou Fred Jansen, gerente sênior da ESA na missão Gaia. “Telescópios como este do reboque são necessários em estudos de planetas e estrelas de nossa galáxia, permitindo campanhas de monitoramento baseadas na Terra, por meio de dados disponibilizados pela Gaia”, completa.

Como a luz vermelha afeta menos a visão noturna dos humanos, tanto o veículo como o reboque utilizam exclusivamente lâmpadas vermelhas para não prejudicar a visão durante as observações.

O teto do reboque pode ser aberto para focalizar o telescópio no céu noturno. Equipado com um espelho (primário) de 40 cm, pode fornecer excelente visibilidade além dos anéis de Saturno, de galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

Nissan Navara Dark Sky Concept

A picape Nissan Navara Dark Sky Concept contempla uma série de sistemas inteligentes, que foram atualizados para satisfazer as necessidades dos clientes de veículos comerciais leves. O ProPILOT melhora o controle do motorista, associando as tecnologias de assistência ao controle da direção e Controle Inteligente de Velocidade de Cruzeiro, que mantêm tanto a distância em relação ao veículo da frente quanto a posição centralizada do item rebocado em condições de condução em uma única faixa de rodagem, mesmo em curvas.

A Visão 360º, com Sistema Inteligente de Câmeras, foi aperfeiçoada para ser compatível com o uso de um reboque, permitindo ao condutor uma visão de pássaro ao redor do veículo e da carreta, o que ajuda nas manobras de estacionamento. O Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos também recebeu ajustes para destacar o que não pode ser visto ao redor do reboque.

O sistema de Alinhamento Inteligente para Engate de Reboque proporciona ao veículo, controle autônomo do esterçamento, aceleração, frenagem e mudança de marchas, para que possa manobrar automaticamente e se alinhar em relação ao reboque, facilitando o engate.

Para assegurar uma fonte de energia auxiliar, a caminhonete-conceito foi equipada com os pacotes portáteis de baterias do Nissan LEAF.

Design

O design do Nissan Navara Dark Sky Concept foi inspirado no cosmos. A pintura escura da carroceria exibe uma padronagem que remete às nebulosas, enquanto a parte interna foi criada em tons escuros fazendo referência ao céu noturno, com tons de laranja associados ao pôr-do-sol. Nos bancos, toques em laranja refletivos aumentam a visibilidade dentro do veículo para evitar o uso de lanternas que poderiam atrapalhar a visão noturna do astrônomo.

Motorização

Para transportar o telescópio, o Nissan Navara Dark Sky Concept conta com um chassi reforçado com oito barras transversais, bem como um motor 2.3 l diesel de duplo turbo que entrega 190 cavalos e torque de 45 kgfm.

×
×

Carrinho