Da redação

Em sua segunda participação no IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, a BYD exibe ao público a sua linha de ônibus elétricos. Duas novidades se destacam: o primeiro ônibus 100% elétrico altamente modular de 12 metros, bem como um ônibus 100% elétrico articulado de 18 metros com carregamento pantógrafo.
“Há muitos novos ônibus elétricos em exibição no IAA 2018. Mas, a BYD, como o mais experiente e maior fornecedor de ônibus elétricos, pode adotar uma abordagem mais madura. Estamos anunciando importantes melhorias no produto e oferecendo benefícios reais aos operadores”, destaca Isbrand Ho, diretor da BYD Europe.

O ônibus altamente modular otimiza o seu projeto estrutural, que resulta em ganho de tempo de produção e instalação de P&D e ainda demanda menos componentes. Outra vantagem é que a construção modular torna o veículo mais leve.
Os dois novos ônibus recebem o novo design frontal e contam com novos recursos, incluindo a bateria BYD de fosfato de ferro de alta densidade de potência, juntamente com o sistema de gerenciamento térmico de bateria.
A montadora também oferece aos seus clientes uma ferramenta de monitoramento e diagnóstico, permitindo o acompanhamento e a gestão da operação do veículo remotamente.
Mercado da BYD na Europa
Durante a abertura do IAA, a operadora de ônibus sueca Nobina anunciou a compra de 26 ônibus, sendo 11 unidades de 12 metros, dez unidades de 18 metros e cinco micro-ônibus de 8,7 metros, para aplicação em rotas no sudoeste da Suécia.

Desde que iniciou as suas atividades no mercado europeu, a montadora chinesa já comercializou mais de 600 unidades, o que representa uma participação de 20% neste segmento.
O ônibus de 12 metros é montado na fábrica da BYD em Komarom, na Hungria; enquanto o ônibus articulado de 18 metros é produzido na planta de Beauvais, na França.