AL-KO apresenta chassi híbrido conceito no IAA 2018

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por Gustavo Queiroz

A Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu está discutindo os meios para reduzir, ainda mais, as emissões de CO2 dos veículos de todos os portes.

As montadoras devem reduzir as emissões de dióxido de carbono de seus novos veículos em 45% até o ano 2030, sendo que a medição terá como base o ano de 2021.

Além disso, foi estabelecida uma meta de que 40% dos veículos comercializados entre os anos de 2021 até 2030 sejam equipados com motorização elétrica ou hibrida.

Pensando nisso, a AL-KO Vehicle Technology apresenta uma nova tecnologia de chassi híbrido no IAA Commercial Vehicles 2018, em Hannover, na Alemanha.

O Hybrid Power Chassis é um chassi com uma tecnologia que permite que o veículo trafegue nas áreas urbanas, exclusivamente, com propulsão elétrica. Mas, nas estradas, passa a utilizar o motor a combustão.

Esse é o pulo do gato. Atualmente, as tecnologias híbridas para veículos comerciais permite o uso da tração elétrica somente para a partida e para circulação em baixas velocidades, normalmente, até 20 km/h ou 30 km/h. Ao ultrapassar esse limite, a conversão para o motor a combustão é automática nas gerações anteriores desse tipo de motorização.

Próprio para veículos comerciais leves, com peso bruto total de 3,5 a 5 toneladas, o Hybrid Power Chassis conta com um eixo traseiro elétrico entrega uma potência de 90 kW.

Entretanto, a tecnologia foi apresentada como conceito e ainda deve enfrentar período de testes. Se o modo E-Drive e o motor de combustão forem usados ​​simultaneamente, a economia de combustível calculada nos testes iniciais é de 30%. A empresa Huber Automotive AG é parceira neste projeto.

Por ser modular, o chassi leve da AL-KO pode ser ajustado para comportar uma bateria que entrega uma autonomia maior, superior a 100 quilômetros em operação totalmente elétrica, para atender à necessidade especifica de um operador.

Modos de condução

  • Modo Híbrido – Propulsores elétrico e de combustão atuando simultaneamente para maior eficiência.
  • Modo Elétrico – O acionamento totalmente elétrico, que entrega velocidade máxima de 90 km/h, recomendado para uso nas cidades e áreas de natureza, pois não polui e é silencioso.
  • Modo de carregamento X-TRA – Aumenta a autonomia da matéria elétrica para garantir energia extra se necessário.

O chassi conceito da AL-KO foi pensado para os modelos de veículos comerciais leves das montadoras Fiat, Mercedes-Benz ou VW.

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