Ford F-MAX debuta no IAA e vence o prêmio Truck of the Year 2019

Ford F-MAX

Da redação 

A Ford Trucks apresentou o novo F-MAX, vencedor do prêmio “Truck of the Year 2019” (Caminhão do Ano 2019), durante o 67º IAA Veículos Comerciais 2018, que acontece em Hannover, na Alemana.

Trata-se do primeiro caminhão pesado, da história da marca, que adota a conhecida nomenclatura “F” das caminhonetes Ford.

O modelo se destaca pelo novo design da cabine, que recebe um projeto completamente novo desenvolvido pela engenharia da montadora na Turquia. Internamente, o Ford F-MAX foca no conforto do caminhoneiro, proporcionando amplo espaço e bom nível de acabamento. É o motor Ecotorq 12.6L E6D que equipa o veículo.

F-MAX

O F-MAX é o primeiro caminhão Ford a conquistar o cobiçado prêmio International Truck of the Year, formado por um júri com jornalistas especializados de 23 países europeus. “Desenvolvemos o nosso novo caminhão com os princípios de conforto, potência, eficiência e tecnologia Ford”, disse Haydar Yenigün, CEO da Ford Otosan.

Ford F-MAX

O projeto do F-MAX demandou cinco anos de desenvolvimento, por 500 engenheiros de diferentes países sob a orientação da Ford Otosan. Ao todo, 233 unidades protótipos foram utilizadas nos testes que aconteceram em 11 países de quatro continentes, que somaram mais de 15.500 horas de testes de laboratório e 5 milhões de quilômetros de testes em estradas.

A cabine do F-MAX possui 2,5 m de largura, piso plano e 2160 mm de altura interna. A cama superior pode ser rebatida para permitir maior aproveitamento do espaço interno.

Internamente, a cabine inova com prateleiras suspensas no alto, similares a de um avião, para o armazenamento de bagagem pessoal em segurança. O novo design foi projetado para evitar a entrada de água e de poeira dentro da cabine. O modelo ainda pode ser equipado com cafeteira e frigobar.

O propulsor Ecotorq 12.6L E6D proporciona uma redução de 6% no consumo de combustível em relação à geração anterior de caminhões da Ford Otosan, similar à atual linha Cargo no Brasil. Recebe transmissão automática ZF de 12 velocidades.

A montadora ainda promete uma diminuição de 7% das despesas com manutenção, impactando positivamente nos cálculos de custo total de propriedade.

A Ford F-MAX ainda pode ser equipado com o “ConnecTruck”, uma ferramenta de telemetria capaz de identificar a topografia do local e adequar o caminhão às condições da estrada, o que permite uma redução de até 4% no consumo de óleo diesel. A tecnologia ainda permite a coleta dos dados da viagem para a geração de relatórios de desempenho.

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