Hyundai: todos os caminhões serão elétricos até 2028

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Em julho deste ano, a Hyundai Motor Group apresentou a sua própria visão para o uso do hidrogênio em veículos elétricos inseridos num contexto futurista de uma sociedade global do hidrogênio.

A Hyundai apresentou seus planos para popularizar o hidrogênio até 2040 por meio da introdução de novas tecnologias e soluções de mobilidade em transporte e outros setores industriais.

O Grupo aposta na eletrificação de todos os novos modelos de veículos comerciais com motores elétricos de célula a combustível ou elétricos a bateria, bem como a aplicação de sistemas de célula de combustível para todos os modelos até 2028. Dessa forma, a Hyundai será a primeira montadora a eletrificar todo o seu catálogo de veículos comerciais.

A visão do Hyundai Motor Group é aplicar energia a base de hidrogênio em todas as áreas da vida e da indústria, como nossas casas, locais de trabalho e fábricas. O objetivo é fazer com que o hidrogênio seja prontamente usado para todos, tudo e em qualquer lugar, segundo a marca. Vale lembrar que a Hyundai lançou o primeiro caminhão pesado com célula de combustível do mundo, XCIENT Fuel Cell, em 2020.

De acordo com o Hydrogen Council, uma iniciativa global liderada por CEOs de empresas líderes em energia, transporte, indústria e investimentos, a energia vinda do hidrogênio será responsável por 18% da demanda global de energia até 2050, com um tamanho de mercado de US $ 2,5 trilhões. A popularização da energia do hidrogênio também ajudará a reduzir as emissões de CO2 em mais de seis bilhões de toneladas por ano, ao mesmo tempo que cria mais de 30 milhões de novos empregos.

O Grupo Hyundai lançará veículos comerciais totalmente novos, como ônibus e caminhões pesados, para o mercado global. A Hyundai, que já foi tanto especulada para montar fábrica no Brasil, não faz o menor sentido vir com os seus produtos atuais, por melhor que possam ser, se em 2028, ela quer se tornar a primeira montadora global a aplicar seu sistema de célula de combustível a todos os modelos de veículos comerciais. Essa incursão no Brasil, passaria a fazer sentido, no futuro. Quem sabe, para a próxima década.

A Hyundai já começou a produzir em massa uma versão muito melhorada do atual XCIENT Fuel Cell e também está desenvolvendo um cavalo-mecânico totalmente novo para lançamento em 2023.

O Grupo Hyundai promete promover a transição completa dos sistemas de transporte público e logística da Coréia do Sul para soluções baseadas em hidrogênio, com o objetivo de estabelecer uma referência para o mundo. Mas, também há planos concretos para a Europa, que é um mercado de 400.000 caminhões por ano. O Grupo desenvolverá um PBV (Purpose Built Vehicle) de célula de combustível de 5 a 7 metros para atingir o mercado global de veículos comerciais leves projetado para vendas de sete milhões de unidades por ano até 2030. Isso será em parte realizado por uma expansão em seus negócios capacidades e aplicação de direção autônoma e robótica ao setor de veículos comerciais.

A Hyundai acredita que os sistemas de célula de combustível têm potencial para implantação em diversas aplicações até 2040, incluindo veículos de alto desempenho, mobilidade aérea urbana, robôs, aeronaves e navios de grande porte. Como resultado de tais capacidades, o Grupo expandirá o escopo dos sistemas e tecnologias de células de combustível para todas as áreas do setor de energia, incluindo o fornecimento de eletricidade e aquecimento para edifícios, fontes de energia urbanas e usinas de energia.

Para tanto, o Grupo Hyundai planeja introduzir um sistema de célula de combustível de nova geração em 2023, que consegue um preço e volume reduzidos com durabilidade e produção significativamente melhoradas. Por meio de ganhos contínuos de P&D, as equipes de engenharia do Grupo conseguiram reduzir drasticamente os custos das células de combustível nos últimos 20 anos. Ao garantir a competitividade de preços, a meta do Grupo é atingir um ponto de preço de veículo com célula de combustível comparável ao de um veículo elétrico com bateria até 2030.

Entre as inovações propostas, o grupo apresentou uma série de novos sistemas de células de combustível, incluindo um novo protótipo de sua bateria de células de combustível de terceira geração, um sucessor de maior potência e eficiente do sistema NEXO, planejado para lançamento no mercado em 2023. As potencias serão de 100kW e 200kW. A bateria de 100 kW foi reduzida para 30% do seu tamanho. A versão de 200kW foi projetada para aplicações em veículos comerciais e é semelhante em tamanho ao sistema NEXO atual, mas a potência de saída dobrou.

Para o desenvolvimento de células de combustível de terceira geração, a meta é melhorar a durabilidade em 50 a 100%. As baterias de alta durabilidade para veículos comerciais atingirão 500.000 quilômetros de vida útil. Além disso, o preço dessas próximas baterias será drasticamente reduzido, sendo que as projeções da Hyundai trabalham com mais de 50%, o que será fator chave para dar competitividade comercial diante dos veículos a combustão até 2030.

Um novo ‘Módulo de Unidade de Energia’ pode oferecer uma gama de saídas de 500kW a 1MW empilhando unidades modulares de 100kW, ideal para uso como um sistema de energia de emergência para grandes navios ou empresas de TI.

A corporação também revelou um inovador ‘Full-Flat System’ de célula de combustível que reduz a altura da bateria para apenas 25 cm, permitindo que seja usado para várias aplicações, como ônibus e bondes, entre outros, montando o sistema na parte superior ou inferior corpo do veículo.

O conceito Carreta Drone é um sistema de transporte de contêiner movido a hidrogênio capaz de operar totalmente autônomo com mais de 1.000 km de alcance. As capacidades autônomas do Trailer Drone não foram alcançadas simplesmente pelo reaproveitamento da tecnologia desenvolvida para aplicações em automóveis de passageiros. Os requisitos, exclusivos, das aplicações de transporte de contêineres e a forma como os terminais de contêineres operam significaram que as equipes de engenharia do Grupo Hyundai precisaram redefinir completamente como um contêiner de manobra. Como resultado, a equipe de engenharia desenvolveu o ‘Fuel Cell e-Bogie’.

O termo ‘bogie’ tem origem na indústria ferroviária. Os vagões ferroviários são subestruturas de rodas que ficam embaixo de todos os vagões. O e-Bogie de célula de combustível fica sob o contêiner como um bogie ferroviário e é um sistema totalmente fechado com propulsão de célula de combustível e direção nas quatro rodas totalmente independente. O conceito de Trailer Drone requer dois e-Bogies de célula de combustível, permitindo uma manobrabilidade sem precedentes por meio de movimentos laterais. A Carreta Drone pode se mover de forma autônoma por meio de operações de bombordo e ambientes urbanos apertados. A eficiência é ainda mais reforçada pelo “Modo de Cluster”, que permite que vários Trailer Drones viajem juntos em uma configuração quase semelhante à de um trem.

O Fuel Cell e-Bogie atende a uma ampla cadeia de valor, como logística terrestre, construção, combate a incêndios e missões de socorro em desastres. Ele oferece uma plataforma multifuncional, capaz de uma variedade de objetivos – todos com emissão zero e operação autônoma.

O Drone de Resgate é um novo conceito de solução de mobilidade que se combina com um e-Bogie de célula de combustível para criar um drone voador que pode ser operado remotamente e de forma autônoma para operações críticas, como combate a incêndio e salvamento de vidas, exatamente como retratado no documentário “A Revolução 5G no Transporte”. O Drone terá uma autonomia de 450 a 500 km com uma única carga.

A estação móvel H é um veículo pesado equipado com recursos de carregamento para veículos a células de combustível, com estação portátil de reabastecimento de hidrogênio e opções de recarga em áreas com postos de reabastecimento de hidrogênio limitados.

A tecnologia RHGV fornece energia para veículos de emergência em áreas remotas e fora-de-estrada. O carregador portátil para veículos elétricos oferece alimentação simultânea monofásica de 220 V e trifásica de 380 V.

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