Novo Volvo FH 6×4 Rodotrem Conceito

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A engenharia brasileira da Volvo apresentou um avançado caminhão-conceito equipado com uma série de novas tecnologias. O FH 6×4 rodotrem, voltado para aplicação no transporte de grãos, é um exemplar único e de encher os olhos conforme você testemunhará no vídeo abaixo.

A Volvo explica que o FH 6×4 rodotrem conceito será testado em operação real, em viagens na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra.

Segundo Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil, esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde serão testadas as tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Se trata do primeiro caminhão-conceito construído no Brasil para a realidade do transporte nacional.

O Efficiency Concept Truck apresenta nova arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. Por exemplo, a cabine ficou mais baixa e 250 mm mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. Podemos destacar que a dianteira do FH ficou mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente. O entre-eixos foi reduzido para apenas 3.000 mm, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

O FH conceito também foi equipado com câmeras em substituição aos espelhos, que melhora a aerodinâmica e apresenta imagens em alta definição que elimina os pontos cegos, além de emitir alertas para cada tipo de situação.

O modelo que antecipa o futuro da Volvo no Brasil também recebe suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio. Todas essas mudanças resultam em melhoras na aerodinâmica, redução do peso e maior produtividade.

Internamente, a cabine também cresceu e conta com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias, como a tecnologia I-Save, que a Volvo já utiliza no mercado europeu e que inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo.

O I-Save vem com um sistema de turbocompressor, que gera torque extra, para menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, sendo ideal em graneleiros.

Preciso destacar o novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.

O FH conceito é o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia formado por um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.

Com uma impressora 3D, a Volvo imprimiu em alumínio um encaixe do suporte do paralama traseiro, o que deverá proporcionar mais agilidade no futuro pós-venda da marca.

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